PCP evoca os 90 anos da Revolução de Outubro na Festa do Avante
O PCP vai evocar na "Festa do Avante" deste ano, marcada para os dias 07, 08 e 09 de Setembro, os 90 anos da Revolução de Outubro, assinalando a criação do "primeiro estado proletário do mundo".
A revolução russa será tema de uma das duas exposições do Pavilhão Central na 31ª edição da "Festa do Avante", na Amora, Seixal, cujo programa foi hoje apresentado em conferência de imprensa, na sede do PCP.
O dirigente do PCP Alexandre Araújo referiu-se à revolução de 1917 como "um acontecimento maior da história da humanidade".
"Os 90 anos da Revolução de Outubro, a luta dos trabalhadores e dos povos pela paz, a democracia, o progresso e o socialismo" serão também o mote para uma exposição no Espaço Internacional, disse.
Além disso, na XV Bienal de Artes Plásticas da festa do PCP haverá uma exposição intitulada "Arte e Revolução na Revolução de Outubro".
O Pavilhão Central terá uma segunda exposição, intitulada "Portugal com Futuro", que mostrará "as propostas do PCP de ruptura com as políticas de direita" e que "é possível ter esperança num Portugal melhor", acrescentou Alexandre Araújo.
Na conferência de imprensa, o PCP aproveitou para destacar a Conferência Nacional sobre Questões Económicas e Sociais agendada para Novembro "por onde passará a reflexão, a análise e a denúncia nomeadamente da política de direita do Governo do PS".
O recém-eleito vereador da Câmara Municipal de Lisboa e dirigente comunista Ruben de Carvalho afirmou que, para o PCP, existem alternativas ao modelo defendido pelo executivo de José Sócrates, e disse que da conferência de Novembro resultarão "propostas concretas".
Programa da festa
A Orquestra Sinfonieta de Lisboa e o Coro Lisboa Cantat abrem a 07 de Setembro a 31 Festa do Avante!, no Seixal, com a interpretação da "Cantata Outubro", de Prokofiev, obra que homenageia a Revolução russa de 1917.
O espectáculo, hoje anunciado pela PCP no âmbito da programação musical da Festa do Avante!, assinalará os 90 anos da Revolução de Outubro, que o dirigente comunista Alexandre Araújo classificou com "um acontecimento maior da história da Humanidade".
Com direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo, a Orquestra Sinfonieta de Lisboa irá interpretar a obra de Prokofiev, composta na década de 1930, com a participação do grupo vocal Coral Lisboa Cantat.
Para interpretar "Cantata para o 20 Aniversário da Revolução de Outubro", a orquestra será alargada para cerca de uma centena de músicos e contará ainda com a inclusão de efeitos sonoros pré-gravados, como sons de sirenes, armas automáticas e a voz de Lenine.
No concerto de abertura da Festa do Avante!, agendada de 07 a 09 de Setembro, a Orquestra Sinfonieta de Lisboa irá ainda tocar "Romeu e Julieta", de Tchaikowsky.
Apesar de ainda não estar encerrado, o cartaz da edição deste ano incluirá um tributo ao cantor Adriano Correia de Oliveira, falecido há 25 anos, pelo grupo Brigada Victor Jara com a participação do músico Manuel Freire.
Quando se assinalam duas décadas da morte de José Afonso, o cantautor português será recordado em pelo menos quatro espectáculos.
João Afonso e João Lucas evocam o autor no concerto "Redondo Vocábulo", enquanto a fadista Cristina Branco recupera um espectáculo dedicado a Zeca Afonso que apresentou no início do ano em Lisboa.
Jacinta também homenageará o autor de "Grândola Vila Morena" numa recriação com um toque de jazz, enquanto a dupla brasileira Couple Coffee demonstra o travo brasileiro e africano das músicas de Zeca Afonso, já registados no álbum "Coas tamanquinhas do Zeca".
Pelo recinto da Festa do Avante!, na Amora, Seixal, vão passar ainda a festiva trupe romena Fanfare Ciocarlia assim como a Symmetric Orchestra, dirigida pelo tocador de kora maliano Toumani Diabaté.
A festa será ainda palco de actuação dos Sons da Fala, um colectivo lusófono que integra os músicos Sérgio Godinho, Tito Paris, Gutos Pires, os irmãos Victorino e Janita Salomé, Don Kikas, André Cabaço, Juka e Luanda Cozetti.
Blasted Mechanism, Blind Zero, Carlos Bica, Tora Tora Big Band, Sam The Kid, Deolinda e os Telectu são outros artistas com concertos agendados para a Festa do Avante!, que terminará com uma noite de fados, com a presença de Raquel Tavares, Aldina Duarte, Ricardo Parreira e Fernando Alvim, entre outros.
Durante os três dias do evento haverá ainda teatro, cinema documental, exposições de artes plásticas e a actuação de mais de duas dezenas de grupos corais, folclóricos, ranchos e tunas académicas.