Peça "Conversa da Treta" vai ser transposta para filme e estreia Outubro
A peça "Conversa da Treta", que popularizou as figuras de Zezé e Tóni, interpretadas por João Pedro Gomes e António Feio, vai ser transposta para cinema e deverá estrear em Outubro, revelou a produtora.
O filme, que começa a ser rodado segunda-feira em Lisboa, foi apresenta do aos jornalistas pelos protagonistas, produtor, realizador e guionistas do fil me, numa conferência de imprensa na capital.
Zezé (José Pedro Gomes) e Tóni (António Feio) receberam o convite do re alizador e produtor Leonel Vieira há dois anos, quando terminavam o espectáculo "Conversa da Treta" no Coliseu de Lisboa.
Inicialmente apresentada numa pequena sala em Benfica, passou depois pa ra o Teatro Villaret, e tornou-se um êxito de popularidade que percorreu o país e chegou a ser apresentada na RTP.
Leonel Vieira esclareceu que o projecto não será uma filmagem das conve rsas dos dois personagens, mas uma transposição para o cinema, com uma história e um elenco mais alargado.
"Esta peça chegou a ter 120 mil espectadores. Isto revela um interesse muito grande de um público de norte a sul do país que tem um perfil muito divers ificado", disse o cineasta, que neste filme é responsável pela produção.
José Sacramento será o realizador da longa-metragem, que tem argumento de Filipe Homem Fonseca e Eduardo Madeira, humoristas das Produções Fictícias.
O elenco do filme será ainda composto pelos actores Maria Rueff, Ana Bo la, Rui Paulo, Joana Loureiro, José Raposo, Marco Horácio, António Melo, Joaquim Nicolau, Carlos Curto, Bruno Nogueira e Manuel Marques.
António Feio e José Pedro Gomes comentaram ter grande expectativa em re lação ao filme porque as pessoas "perguntam constantemente quando é que a Conver sa da Treta regressa, e com este convite do Leonel Vieira constatámos que tínham os boas condições para passá-la ao cinema".
Admitindo ser um prazer "voltar aos personagens", comentaram que "afina l, revelam o `tuga` que há em cada um de nós, permitindo-nos brincar com as cara cterísticas típicas dos portugueses".
Com poucas experiências no cinema, "porque não há muitos convites", Ant ónio Feio e José Pedro Gomes têm-se dedicado a projectos, na sua maioria no géne ro do humor, sobretudo no teatro e na televisão.
Eduardo Madeira, um dos guionistas, revelou que o filme "não tem uma es trutura narrativa clássica, linear, e o desafio foi mesmo manter um fio condutor ".
Zéze e Tóni vão passar por muitas peripécias numa história que começa c om uma "visão apocalíptica" do primeiro numa cabine de "peep-show", que resolve entrar numa ordem religiosa e ficar em clausura num mosteiro.
A partir daí, as aventuras incluem visitas da família e dos amigos, um encontro com o cantor Jim Morrison, uma passagem pelas Portas do Céu e pela époc a dos Descobrimentos portugueses.
O filme, que será produzido pela Sopline Films, produtora de Leonel Vie ira, conta ainda com José António Loureiro como director de fotografia, João Mar tins na direcção artística, Pedro Ribeiro na montagem e guarda-roupa de Isabel Q uadros.