Peça "Tentativas para matar o amor", de Marta Figueiredo vence Grande Prémio de Teatro

Lisboa, 22 mai (Lusa) -- O Grande Prémio de Teatro Sociedade Portuguesa de Autores/Novo Grupo foi hoje entregue a Marta Figueiredo, pela peça "Tentativas para matar o amor", disse à Lusa fonte da cooperativa de autores.

Lusa /

A peça será publicada pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda e levada à cena, no próximo ano, no Teatro Aberto, em Lisboa.

O júri foi presidido pelo encenador João Lourenço e foi constituído ainda por Vera San-Payo Lemos, Marta Dias, Rui Mendes, Luís Filipe Costa, Tiago Torres da Silva, João Gomes e Francisco Pestana.

O ano passado o prémio distinguiu a peça "Ao vivo e em direto", do escritor Raul Malaquias Marques, jornalista da agência Lusa.

A vencedora foi conhecida na sessão comemorativa do 90.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) que coincide com o dia do Autor Português, tendo sido também entregue o Prémio de Consagração de Carreira a José Luís Tinoco.

Na sessão realizada na sala Carlos Paredes, num edifício próximo da sede da SPA, em Lisboa, foram também entregues as Medalhas de Honra da cooperativa ao compositor e músico António Pinho Vargas, ao fadista Carlos do Carmo, que cantou algumas composições de José Luís Tinoco, como "No teu poema" e "O amarelo da Carris", ao ator e encenador João Mota, ao jornalista Joaquim Furtado, ao escritor José Luandino Vieira, ao historiador José Pacheco Pereira, ao músico Júlio Pereira e à divulgadora cultural Maria João Seixas.

Foram ainda entregues as Medalhas Pró-Autor à Biblioteca Nacional de Portugal, à Biblioteca da Universidade de Coimbra, ao Cante Alentejano, à Casa da Música, à Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, ao Lisbon & Estoril Film Festival, ao programa da RTP2 "Literatura agora", e ao Festival Curtas, de Vila do Conde.

Tópicos
PUB