Peças do Exército de Terracota de Xi`an vão ser expostas em Londres
Uma colecção de 120 peças do famoso Exército de Terracota de Xi`an, enterrado para guardar o mausoléu do imperador que unificou a China, está a caminho de Londres, onde será exibida em Setembro, informa hoje a imprensa estatal.
O maior empréstimo de sempre de objectos da colecção inclui 15 guerreiros de terracota de diferentes postos, cinco carroças e cavalos, cem figuras de músicos, dançarinos e acrobatas, armas, e ainda peças de bronze, jade e cerâmica.
"Será a maior exibição do Exército de Terracota jamais vista fora da China", disse Zhao Kun, especialista do museu de Xi`an, capital da província de Shaanxi, no noroeste do país, citado pelo jornal China Daily.
As peças, protegidas em 120 caixas e transportadas com apertada vigilância, devem chegar segunda-feira a Londres, onde serão exibidas no British Museum de 13 de Setembro a 06 de Abril de 2008.
A exposição, com o título "O primeiro Imperador: Exército de Terracota da China", deverá receber 400 mil visitantes, segundo a previsão do museu londrino.
O empréstimo das relíquias chinesas segue-se a uma mostra itinerante no país de objectos como a Pedra de Roseta e várias pinturas de grandes mestres europeus do período da Renascença, espólio do British Museum.
O Exército dos Guerreiros de Terracota, património mundial da UNESCO e uma das principais atracções turísticas da China, foi enterrado há 2.200 anos para proteger a tumba do Imperador Qin Shihuang, que criou o primeiro estado unitário e estabeleceu uma única linguagem escrita, moeda e sistema legal.
A colecção de oito mil peças, construída por 700 mil trabalhadores e artesãos ao longo de 38 anos, foi descoberta em Março de 1974 por camponeses que escavavam um poço nas imediações do mausoléu do imperador.
As figuras de tamanho natural encontradas nas escavações apresentam-se em rígida formação militar, reflectindo o poder e liderança do Imperador, que mandou construir um vasto sistema de estradas e canais no país.