Peças únicas do tempo romano expostas em Roma

Dois ceptros e sete pontas de lanças, peças únicas datadas da época romana e descobertas em Roma quando das escavações no Monte Palatino em 2005, estão desde sexta-feira expostas num museu de romano, anunciou o ministro da Cultura italiano, Francesco Rutelli.

Agência LUSA /

"Não nos apercebemos de imediato do que tínhamos em mãos e foi por isso que demorámos algum tempo a anunciar a nossa descoberta", indicou Clementina Panella, arqueóloga responsável pelas escavações no Monte Palatino, em conferência de imprensa.

Os dois ceptros e as sete pontas de lanças descobertos em 2005 são na realidade peças únicas, das quais os arqueólogos apenas conheciam a existência graças a representações em moedas, baixos-relevos e pinturas antigas.

Os investigadores conseguiram dar uma idade aproximada aos objectos graças aos materiais utilizados e à datação por carbono 14.

"Estes objectos podem ser datados entre o século III e o início do século IV", afirma Panella.

"São símbolos do poder imperial, e portanto é natural que tenham sido descobertos no Monte Palatino, onde se encontrava a residência do imperador Magêncio, explicou Rutelli.

Os preciosos objectos estão em lugar de honra numa exposição intitulada "Os signos do poder" no Museu Nacional Romano do Palácio Massimo de Roma.

PUB