Peças únicas do tempo romano expostas em Roma
Dois ceptros e sete pontas de lanças, peças únicas datadas da época romana e descobertas em Roma quando das escavações no Monte Palatino em 2005, estão desde sexta-feira expostas num museu de romano, anunciou o ministro da Cultura italiano, Francesco Rutelli.
"Não nos apercebemos de imediato do que tínhamos em mãos e foi por isso que demorámos algum tempo a anunciar a nossa descoberta", indicou Clementina Panella, arqueóloga responsável pelas escavações no Monte Palatino, em conferência de imprensa.
Os dois ceptros e as sete pontas de lanças descobertos em 2005 são na realidade peças únicas, das quais os arqueólogos apenas conheciam a existência graças a representações em moedas, baixos-relevos e pinturas antigas.
Os investigadores conseguiram dar uma idade aproximada aos objectos graças aos materiais utilizados e à datação por carbono 14.
"Estes objectos podem ser datados entre o século III e o início do século IV", afirma Panella.
"São símbolos do poder imperial, e portanto é natural que tenham sido descobertos no Monte Palatino, onde se encontrava a residência do imperador Magêncio, explicou Rutelli.
Os preciosos objectos estão em lugar de honra numa exposição intitulada "Os signos do poder" no Museu Nacional Romano do Palácio Massimo de Roma.