Pedro Canavarro recebe mais alta distinção cultural japonesa
O ex-presidente da Associação de Amizade Portugal-Japão Pedro Canavarro receberá na próxima sexta-feira a mais alta distinção concedida pelo Imperador do Japão a cidadãos estrangeiros na área cultural, indicou a embaixada do Japão em Lisboa.
"É uma grande honra receber a mais elevada condecoração na área da cultura, por reconhecimento do Imperador Akihito, e é também uma forte satisfação, porque o Japão é um país difícil e rigoroso que reconhece uma pessoa que viveu sempre com o Japão, há mais de 40 anos", declarou à Lusa Pedro Canavarro.
Segundo o homenageado, esta distinção significa que "vale a pena trabalhar, não com a preocupação de ser reconhecido, mas com uma certa humildade, porque o que interessa foi o que se fez", no aprofundamento de "relações estimulantes" entre Portugal e o Japão.
A "Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço", que distingue cidadãos estrangeiros que tenham "contribuído grandemente para a promoção do mútuo entendimento e dos laços de amizade entre o Japão e os outros países, especialmente na área cultural", será pela primeira vez atribuída a um cidadão português no século XXI e apenas foi atribuída a cinco portugueses no século XX.
"É um reconhecimento que me ultrapassa muito como pessoa, tenho de fazer um agradecimento ao povo japonês, como a outros portugueses, porque se tratou de um trabalho desenvolvido em equipa", sublinhou.
"A condecoração é alargada a todos os cidadãos japoneses e portugueses com quem trabalhei, no sentido de uma relação que desejaria muito mais aprofundada ainda entre Portugal e o Japão", acrescentou.
Em 1966, Pedro Canavarro foi enviado pelo Governo português para o Japão, onde criou o leitorado de português em Tóquio.
Com o então embaixador português no Japão, Armando Martins Janeira, fundou, quando ambos regressaram a Portugal, a Associação de Amizade Portugal-Japão, à qual o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Aso, atribuiu a 15 de Setembro último o Diploma de Mérito.
Como primeiro vice-presidente da associação organizou, entre 1981 e 1986, em conjunto com o presidente, embaixador Martins Janeira, eventos culturais japoneses, entre os quais apresentações da arte do chá, arte das flores (Ikebana), demonstrações de Origami (dobragens em papel), danças tradicionais e exibição de filmes japoneses.
Entre 1987 e 1995, tornou-se o segundo presidente da associação e, enquanto deputado do Parlamento Europeu e membro da Comissão Europa-Japão, promoveu as relações entre os deputados japoneses e europeus, as relações entre os dois países, entre cidades geminadas e outras associações de amizade no Japão.
Editou também, entre 1997 e 1999, duas enciclopédias para jovens sobre Portugal e o Japão - com versão em japonês sobre Portugal e versão em português sobre o Japão - actualmente consideradas fundamentais como elemento de estudo para as crianças sobre ambos os povos e respectivos países.
Em 2000, criou a Fundação Passos Canavarro, à qual preside e que tem contribuído, nos últimos anos, para a divulgação da cultura japonesa em Portugal, através de eventos culturais como a primeira apresentação no país de "Tendai Shômyô Concert" (canto budista), a exposição de Pintura do Bonzo japonês Shinjo Saito e o concerto de "The Gloria Boys Choir".
A cerimónia de entrega da "Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço" a Pedro Canavarro realiza-se na próxima sexta-feira, às 12:30, na Embaixada do Japão em Lisboa, na presença do actual presidente da Associação de Amizade Portugal-Japão, Manuel Gamito, e de ex-embaixadores portugueses no Japão.