Pedro Valdez Cardoso vence V Prémio de Escultura City Desk

Pedro Valdez Cardoso venceu o V Prémio de Escultura City Desk, no valor de 17.500 euros, com a obra "Embuste", foi hoje anunciado em Cascais.

Agência LUSA /

O prémio - promovido pela Fundação D. Luís I e pela Solbi - Sociedade Luso-Britânica de Informática/City Desk - foi concebido para estimular a criatividade dos jovens escultores e é o de maior montante atribuído em Portugal por uma empresa privada.

Pedro Valdez Cardoso, 31 anos, foi escolhido entre 15 concorrentes por um júri presidido por Carlos Maia Nogueira, da City Desk, António Figueiredo, da Fundação D. Luís I, o crítico de arte João Pinharanda e os escultores Manuel Laranjeira Santos e Fernanda Fragateiro.

O escultor, que estudou nas Escola de Artes Visuais Maumaus, congratulou-se com a distinção e disse à Agência Lusa que havia "concorrentes muito bons" a disputar o prémio.

Salvato Telles de Menezes da Fundação D. Luís anunciou que para o ano será atribuído, além do Sexto Prémio para Jovens Artistas, o "Primeiro prémio Solby de consagração a um escultor pelo conjunto da sua obra".

As obras concorrentes vão estar em exposição até 01 de Novembro no Centro Cultural de Cascais.

A mostra integra trabalhos de Isabel Baraona, Pedro Barral, Pedro Valvez Cardoso, Filipe Bravo, Alexandre Fisga, Orlando Franco, Joana Imaginário, Ricardo Jacinto, Manuel Santos Maia, Fernando Mesquita, Rodrigo Oliveira, Cláudio Morais Sarmento, João Seguro, Nuno Vasa, Soraia Vasconcelos e Therry Ferreira e Lucilina Barreiro.

Susanne Themlitz, Mathias Contzen, Noé Sendas e João Pedro Vale foram os vencedores das quatro edições anteriores do prémio de Escultura City Desk.

PUB