Pelo menos 311 longas-metragens concorrem à nomeação de melhor filme
Pelo menos 311 longas-metragens concorrem à nomeação de melhor filme na cerimónia dos Óscares, anunciou hoje a organização da prestigiada cerimónia norte-americana da Academia de Artes e Ciências do Cinema.
"É a primeira vez, depois de 32 anos, que mais de 300 obras são elegíveis ao Óscar de melhor filme", afirmou hoje a Academia em comunicado, referindo que o aumento de mais de 16 por cento no número de longas-metragens que concorrem à nomeação relativamente ao ano passado se deve, sobretudo, ao acréscimo de documentários exibidos em 2005.
Para concorrer ao prémio mais prestigiado do cinema, um filme tem de ter mais de 40 minutos de duração, ter um formato de 35 ou 70 milímetros e ter sido exibido pela primeira vez em 2005, por um período mínimo de sete dias consecutivos.
Dos 311 filmes, apenas cinco serão efectivamente nomeados para o Óscar, uma lista restrita que só será conhecida a 31 de Janeiro.
A tão esperada cerimónia decorrerá a 05 de Março no teatro Kodak de Hollywood, em Los Angeles, mas a pouco mais de dois meses do evento ainda não se sabe quem será o apresentador da 78ª edição dos Óscares.
Nesta altura, a academia diz apenas que a procura do novo mestre-de-cerimónias está a correr "realmente bem", mas o nome do próximo apresentador permanece um mistério, depois de Billy Cristal e Chris Rock terem recusado voltar a apresentar a gala.
A dúvida abre terreno às apostas, que nesta altura recaem sobretudo nos apresentadores de televisão Jay Leno e Conan O`Brien.
Whoopi Goldberg e Steve Martin, que apresentaram a gala por quatro e duas vezes, respectivamente, constam igualmente da lista dos possíveis apresentadores da cerimónia, que integra ainda nomes como Robin Williams ou Jamie Foxx.