Pertences de Jacques Brel vendidos por mais de um milhão de euros
Paris, 09 Out (Lusa) - Manuscritos e pertences pessoais de Jacques Brel, considerado um dos maiores músicos de língua francesa, foram leiloados quarta-feira em Paris, França, tendo sido vendidos 95 lotes por um valor acima de um milhão de euros.
O leilão decorreu na Sotheby, leiloeira inglesa com sede na capital francesa. A expectativa inicial era de que os lotes fossem vendidos, no máximo, por cerca de 470 mil euros.
Contudo, só o manuscrito da canção "Amesterdão", uma das que mais notabilizou o cantor, foi adquirido por um particular por 110 mil euros.
O dono de todos os artigos leiloados era um coleccionador privado. O leilão foi tornado público depois da viúva de Jacques Brel, Thérèse Brel, ter dito à Rádio Francesa de Informação, que "tentou", sem sucesso, "adquirir toda a colecção por 175 mil euros".
"É uma colecção de interesse público, património cultural, não deveria ser vendida. É um pouco triste e vergonhoso" para a família, afirmou Thérèse Brel em declarações à rádio em questão.
Jacques Brel nasceu a 8 de Abril de 1929, em Bruxelas, capital da Bélgica, tendo morrido há trinta anos.
BZR.
Lusa/Fim