Peter Cincotti e Von Freeman acutam em Julho no 24º Estoril Jazz

A estreia do pianista Peter Cincotti e o regresso de Von Freeman, "o último dos moicanos dos sax-tenores de Chicago", marcam em Julho o 24º Estoril Jazz, revelou hoje à agência Lusa o programador Duarte Mendonça.

Agência LUSA /

De 01 a 10 de Julho, em Cascais e em Lisboa, o Jazz num Dia de Verão dará a conhecer, em estreia em Portugal, o jovem cantor e pianista norte-americano Peter Cincotti, de 21 anos, intérprete de temas pop-jazz melodiosos e suaves, que Duarte Mendonça descreve como uma versão masculina de Diana Krall.

Cincotti, que conta com os álbuns "Peter Cincotti" (2003) e "On The Moon" (2004), passa pelo Parque Palmela, em Cascais, a 03 de Julho, com o seu quarteto no meio de uma digressão europeia muito preenchida até ao final desse mês.

Da programação deste ano, o director do Estoril Jazz destaca ainda a presença do saxofonista Von Freeman, na abertura do evento, a 01 de Julho, em formato quarteto.

"Von Freeman é o último dos moicanos tenores de Chicago", descreveu Duarte Mendonça, sublinhando que o músico norte-americano, de 83 anos, regressa mais de duas décadas depois ao Estoril Jazz acompanhado apenas por músicos também de Chicago.

Entre a tradição e a modernidade, o Estoril Jazz 2005 conta ainda com a presença do baterista Roy Haynes, de 80 anos, "referência na história do jazz", que estará a 09 de Julho em Cascais com um quarteto de jovens músicos.

A pianista Lynne Arriale apresenta-se em trio em quatro datas em Portugal, de 04 a 07 de Julho, no Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Cascais, Casino Estoril e Hot Clube de Portugal, respectivamente.

Numa homenagem ao músico Charlie "Bird" Parker, falecido há 50 anos, o Parque Palmela acolhe a 08 de Julho a Charlie Parker Legacy Band, composta por três saxofonistas "parkerianos", Wes Anderson, Vincent Herring e Jesse Davis, além de Ronnie Mathews (piano), Ray Drummond (contrabaixo) e Jimmy Cobb (bateria).

O trio do organista Joey de Francesco toca a 02 de Julho e, também de regresso, a Orquestra Count Basie, dirigida por Bill Hughes, apresenta-se dia 10, no fecho do Estoril Jazz.

O festival, que custa 150 mil euros, é uma iniciativa da produtora DM e conta com o apoio da autarquia de Cascais.

Este ano, a maioria dos concertos no Parque Palmela decorrerá às 19:00 para evitar as noites frias de Cascais, os bilhetes custam entre 20 e 25 euros, mas o passe para os seis concertos naquele espaço custa 65 euros.

PUB