Petição pede classificação da obra do cantor José Afonso

Perto de 11.500 assinaturas vão ser entregues, esta sexta-feira, ao Governo com o objetivo de ser classificada a obra do cantor José Afonso.

Mário Aleixo - RTP /
José Afonso uma voz do povo e da cultura portuguesa aja.pt

A iniciativa partiu da Associação José Afonso, que quer proteger e reeditar a obra do autor com temas que ficaram na história portuguesa como "Grândola Vila Morena".

Objetivos explicados pelo presidente da referida associação, Francisco Fanhais, na Antena 2.



Uma entrevista para ouvir na íntegra naquela antena da rádio pública esta sexta-feira de manhã, dia em que se assinalam os 90 anos do nascimento do cantor.

A família de José Afonso revelou à agência Lusa que apoia a classificação e "o reconhecimento do interesse público" da obra fonográfica do cantor.

Em junho, quando foi lançada esta petição a ministra da Cultura, Graça Fonseca, tinha dito que fará o possível para classificar a obra.



A petição será entregue esta sexta-feira no ministério da Cultura.

No último plenário da presente legislatura todos os partidos concordaram que a obra de José Afonso mereceria a classificação de interesse nacional à exceção do Partido Socialista que se absteve.
Voz de cultura
José Afonso nasceu em 2 de agosto de 1929, em Aveiro, e começou a cantar enquanto estudante em Coimbra, tendo gravado os primeiros discos no início dos anos 1950 com fados de Coimbra, pela Alvorada, "dos quais não existem hoje exemplares", refere a associação na biografia oficial do músico.

"Voz de um povo sofrido, voz de denúncia, voz de inquietude. Voz sinete da revolução de Abril", como descreve a AJA, José Afonso gravou álbuns como "Cantares do Andarilho", "Traz Outro Amigo Também", "Cantigas do Maio", "Venham Mais Cinco" e "Coro dos Tribunais".

Autor de "Grândola, Vila Morena", uma das canções escolhidas para anunciar a Revolução de Abril de 1974, José Afonso morreu a 23 de fevereiro de 1987, em Setúbal, de esclerose lateral amiotrófica, diagnosticada cinco anos antes.





PUB