Pianista Filipe Pinto-Ribeiro celebra os 200 anos de Liszt em Roma

Lisboa, 21 out (Lusa) -- O pianista português Filipe Pinto-Ribeiro toca sábado em Roma na igreja de Santo António dos Portugueses num recital que celebra os 200 anos do nascimento de Franz Liszt.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O programa inclui a Rapsódia Húngara N.º 12, uma seleção de peças dos "Anos de Peregrinação" e a Sonata em si menor.

Roma dá início a uma série de concertos que Pinto-Ribeiro tem agendado para Lisboa, no dia 27 de outubro no Instituto Superior Técnico, e em Marbelha (sul de Espanha), no dia 05 de novembro, no Vasari Center.

Filipe Pinto-Ribeiro estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, tendo concluído com a máxima classificação o Doutoramento em Piano.

Em Portugal, foi aluno de Helena de Sá e Costa e graduou-se com Pedro Burmester na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto.

No domingo, Filipe Pinto-Ribeiro, acompanhado pela violinista russa Tatiana Samouil e pelo violoncelista alemão Justus Grimm, atua no Real Conservatório de Antuérpia, também na Bélgica.

O programa do concerto na cidade flamenga é constituído pelos trios de Schumann e obras de Dvorák.

No âmbito da música de câmara, Pinto-Ribeiro tem-se apresentado em parceria com músicos como Gérard Caussé, José Van Dam, Pascal Moraguès, Alexander Kniazev, Eldar Nebolsin, Gary Hoffman, Isabel Charisius, Ramón Ortega Quero, Vladimir Mendelssohn e Christian Poltéra.

Filipe Pinto-Ribeiro é diretor artístico do DSCH - Schostakovich Ensemble, atualmente em residência no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Tópicos
PUB