Pianistas russos em destaque no Festival de Sintra

Lisboa, 20 Mai (Lusa) - O pianista russo Grigori Sokolov actua a 11 de Julho no Festival de Sintra, um evento com uma vasta programação de música e dança, que decorre de 30 de Maio a 13 de Julho.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Sokolov, um dos grandes pianistas da actualidade, vai actuar no Centro Cultural Olga Cadaval no âmbito da 43ª edição do Festival de Sintra, cuja vertente musical privilegia "o Piano em Russo".

"A programação musical do Festival de Sintra procura este ano evocar e dar especial destaque à tradição da escola russa de piano e à sua continuidade nos tempos modernos", segundo o director artístico desta área, Luís Pereira Leal.

Haverá 10 recitais e concertos com piano e só um com um pianista português, Filipe Pinto-Ribeiro, mas trata-se de um artista formado na Rússia, assinalou à Lusa a directora do festival, Isabel Worm.

Viktoria Postnikova vai tocar no Palácio Nacional de Queluz a 8 de Junho, Nikolai Lugansky actua no Palácio Nacional de Sintra no dia 12 e Kirill Gerstein, na Quinta da Piedade, dois dias depois.

O Palácio Nacional de Sintra será também o palco de recitais dos pianistas Valentina Igoshina (dia 19) e Denis Matsuev (dia 25) e da meio-soprano Anna Markarova, acompanhada pela pianista Larissa Gergieva, actual directora artística do Conservatório Mariinsky de São Petersburgo (a 2 de Julho).

A Quinta da Regaleira recebe a 22 de Junho o Quarteto de Piano de Moscovo e o Coro e a Orquestra Gulbenkian apresentam-se em concerto com um outro pianista russo, Eldar Nebolsin, a 28 de Junho, sob direcção de Joana Carneiro, no Centro Cultural Olga Cadaval.

A dança, cuja direcção artística está a cargo de Vasco Wellenkamp, vai abrir o festival com a apresentação logo a 30 de Maio do Ballet de Teatres de la Generalitat (Espanha), com duas peças do coreógrafo Nacho Duato.

A 13 e 14 será vez do Maribor Ballet da Eslovénia, 20 e 21 o Scapino Ballet Rotterdam (holanda) e a Companhia Nacional de Bailado apresenta-se a 4 e 5 de Julho.

"O repertório das companhias que este ano nos visitam inscreve-se no espírito eclético da dança contemporânea europeia. Dirigido a todos os públicos, é uma mostra clara do que de melhor se produz hoje na dança contemporânea baseada na formação clássica dos seus intérpretes", escreveu Wellemkamp na apresentação do programa de dança.

Os espectáculos de dança decorrem no Centro Cultural Olga Cadaval.

Na rubrica Contrapontos, que o festival iniciou em 2006 tentando captar novos públicos, haverá no dia 1 de Junho um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, que assinala o Dia Mundial da Criança, pop jazz com Patrícia Vasconcelos, dia 26, espectáculos de teatro para os mais novos e concertos para bebés, entre outras iniciativas.

O festival encerra com a apresentação nos dias 10, 12 e 13 de Julho da ópera "La Traviata" pela Companhia Portuguesa de Ópera, tendo como cenário o Palácio Nacional de Queluz.

EO.

Lusa/Fim


PUB