Pierre Boulez é artista associado em ano francês

Porto, 30 nov (Lusa) -- O maestro e compositor francês Pierre Boulez é o maior destaque da programação da Casa da Música para 2012, ano em que França vai ser o país em destaque, segundo divulgou hoje a instituição.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Aos 86 anos, Boulez é um dos maiores nomes da vanguarda da música clássica contemporânea, protagonizando algumas das grandes polémicas da segunda metade do século passado, regressando ao Porto em 2012 como artista em associação, depois da sua presença na Capital Europeia da Cultura, há 10 anos, para dirigir dois concertos com o Remix Ensemble e com o Ensemble Intercontemporain.

Em residência vai estar o compositor Pascal Dusapin, um dos alunos dos seminários de Iannis Xenakis entre 1974 e 1978, várias vezes premiado em diversos países, com uma obra que já foi alvo de retrospetiva pelos Proms da BBC, este ano precisamente.

"A França -- mas também o espaço mais vasto da francofonia -- com o seu impressionante património musical e o histórico de relações culturais e civilizacionais com Portugal, é pois o país eleito para 2012", escreveu em editorial da programação da Casa da Música para 2012 o diretor artístico, António Jorge Pacheco, destacando, além de Boulez e Dusapin, o artista associado Christophe Rousset, no âmbito do ciclo "À Volta do Barroco".

Já o jovem compositor em residência para 2012 é o português Igor Silva, licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, no Porto, e mestrando na mesma instituição.

O concerto de ano novo da Casa da Música vai dar início ao ano da França, com peças de Hector Berlioz, Claude Debussy (de quem se celebra o 150º. aniversário em 2012), entre outros, mas a abertura oficial deste período francófono só ocorre a 13 de janeiro, com direção de Christoph Konig.

O pianista Pierre-Laurent Aimard faz a sua primeira apresentação nos palcos do Porto a 04 de fevereiro dentro do ciclo de piano EDP (peças de Gyorgy Kurtag, Robert Schumann, Franz Liszt e Debussy), do qual também consta o nome de Marc-André Hamelin, "rei dos virtuosos", segundo o New York Times e destaque dos Proms de Londres.

Entre 25 de abril e 01 de maio, a Casa da Música promove o ciclo "Música & Revolução", sob o selo Revoluções Francesas, com destaque para diversas peças e compositores que contribuíram para a mudança no panorama clássico, como o próprio Pierre Boulez e Olivier Messiaen, nomes que atravessam a programação de 2012.

Tópicos
PUB