Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pintor José Malhoa inspira festival que leva arte urbana até Figueiró dos Vinhos

por Lusa

Arte urbana, concertos, ilustração e oficinas são algumas das propostas do festival Fazunchar, que vai realizar-se de 24 de agosto a 01 de setembro, em Figueiró dos Vinhos, tendo como inspiração o pintor José Malhoa.

Pelas ruas de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, vão ser criados murais que têm como fonte de inspiração o pintor naturalista José Malhoa e seus contemporâneos, que transformaram aquela vila num "ponto nevrálgico" da arte portuguesa entre o final do século XIX e o início do século XX, contou à agência Lusa a curadora do festival, Lara Seixo Rodrigues, da Mistaker Maker.

O Fazunchar (o nome vem do dialeto dos comerciantes de têxteis locais, e quer dizer "fazer") vai contar com a participação do artista marroquino Mohamed L`Ghacham, que tem "um trabalho muito naturalista", do espanhol Julio Anaya Cabanding, desafiado a reproduzir obras de José Malhoa em tamanho real nas paredes da vila, dos portugueses Aheneah, que trabalham o bordado em ponto cruz, e dos Halfstudio, dupla especializada no `lettering`.

"É inevitável, quando se descobre Figueiró dos Vinhos, ligarmo-nos àquela época, não só do Malhoa e dos seus contemporâneos, mas também à vivência da vila que rodava em torno das artes e à singularidade que este espaço tinha para os artistas", vincou Lara Seixo Rodrigues, recordando a presença naquele concelho, para além de Malhoa, de Simões d`Almeida (autor do busto original da República Portuguesa) e de Henrique Pinto.

A par da arte urbana, haverá também uma exposição coletiva de cartazes, intitulada "Ilustrar Malhoa", em que seis ilustradores portugueses - Ana Seixas, André da Loba, André Letria, Mariana Rio, Margarida Girão e Tiago Galo - vão reinterpretar seis trabalhos do pintor que ali viveu.

Na área da música, a iniciativa propõe uma atuação de Noiserv e uma residência artística de o Homem em Catarse, que vai compor uma canção sobre Figueiró dos Vinhos e cuja passagem pelo concelho termina com um concerto no jardim do Casulo (antiga casa de Malhoa).

Durante a semana do festival, vai decorrer ainda uma oficina de arte urbana para idosos (o projeto LATA 65), outra de arte urbana em ponto cruz e uma exposição fotográfica que propõe uma viagem até aos costumes e vivências daquele território a partir do espólio de Margarida Herdade Lucas, habitante de Figueiró dos Vinhos.

Num concelho fortemente afetado pelos incêndios de 2017, o festival procura que Figueiró dos Vinhos também seja "falado sobre outras coisas", ao mesmo tempo que recupera essa ideia e imagem de vila que vivia em torno das artes, explicou a curadora da iniciativa.

A iniciativa é de entrada gratuita e o objetivo é que se realize uma vez por ano, informou Lara Seixo Rodrigues.

O festival é uma iniciativa promovida pela Câmara de Figueiró dos Vinhos, sendo apoiada por fundos comunitários.

Tópicos
pub