Pista de gelo e mais espaços no parque da Bela Vista
A segunda edição portuguesa do festival musical Rock in Rio terá este ano como novidades uma pista de gelo, um espaço para crianças, mais bares e três espaços lúdicos que complementam a anterior "tenda do mundo".
O festival Rock in Rio decorre entre os dias 26 e 27 de Maio e 02 e 04 de Junho, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, com um cartaz que inclui, entre ou tros artistas, Roger Waters, Guns`n`Roses, Red Hot Chilli Peppers, GNR, Ivete Sa ngalo, Jamiroquai e Shakira.
Hoje, a 20 dias da abertura, o som que se ouve ainda no Parque da Bela Vista é o de martelos, de máquinas retro-escavadoras ou de aparar relva, e de ca miões que circulam pelo recinto.
O palco principal, sensivelmente no mesmo local de há dois anos, está e m fase de conclusão, e as estruturas principais do evento, como a "tenda VIP" ou os principais bares, também já estão praticamente montadas.
à primeira vista tudo parece idêntico ao recinto que, em 2004, abrigou durante seis dias 386 mil pessoas. Mas Roberta Medina, directora da Better World , empresa produtora do festival, garante que não.
"Aprendemos algumas coisas com a dinâmica de 2004 e este ano o espaço e stá muito diferente", afirmou à Lusa. Desta vez, as torres para praticar "slide" estão colocadas dos lados do palco principal, pelo que apreciadores de música mais radicais vão deslizar por cordas por cima dos espectadores.
Hoje mesmo, sem espectadores, alguns cantores e actores experimentaram a sensação de deslizar a grande velocidade pelo recinto.
Mesmo no centro, perto da área de mistura (da música), haverá um bar no vo, mas pelo recinto estarão espalhados mais cinco, ficando o segundo palco atrá s da "tenda VIP".
O Rock in Rio vai ter também, acrescentou Roberta Medina, três blocos c omerciais, e as casas de banho serão espalhadas por todo o recinto, ao contrário da edição anterior, quando ficaram concentradas num só local.
Para os que querem assistir aos concertos e não têm onde deixar os filh os haverá uma "área kids", para crianças entre três e 10 anos, e um grande númer o de voluntários vão ajudar as pessoas com deficiência, disse também a responsáv el à Lusa.
"A parte pesada está toda montada, a cenografia começa a entrar agora", explicou Roberta Medina, que espera ter este ano pelo menos o mesmo número de v isitantes que em 2004, ainda que festival seja cinco dias e não seis.
Sendo certo que o Rock in Rio se vai realizar em Lisboa de dois em dois anos, a Better World quer levar o evento, em 2007, até Espanha, o mais provável a Madrid, revelou Roberta Medina.
Por cá, no Rock in Rio-Lisboa haverá mais uma novidade ligada ao projec to social agregado ao evento (apoio a instituições como a ACAPO-associação de ce gos e amblíopes ou a Cercis), que é a venda, a 50 cêntimos, de pequenas fitas "p or um mundo melhor", semelhantes às que tradicionalmente se vendem no Brasil e q ue usam no pulso, devendo o comprador fazer não um desejo pessoal mas três por u m mundo melhor.
Mas para já, enquanto se apara a relva e se montam os palcos, os únicos pulsos disponíveis são os dos muitos trabalhadores que circulam pelo recinto, d esde há algum tempo vedado a estranhos.
à excepção dos idosos dos bairros vizinhos, que continuam a entrar para jogar às cartas em mesas do parque, debaixo dos pinheiros do ainda calmo Parque da Bela Vista.