Poemas de Fernando Pessoa no Mosteiro dos Jerónimos

Criar através da leitura de poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos "uma dinâmica de conversa interactiva" com os espectadores é o que se propõe Nuno Miguel Henriques, domingo, às 11:00, no Mosteiro dos Jerónimos.

Agência LUSA /

Em declarações à Lusa, Miguel Henriques realçou a actualidade da mensagem poética de Pessoa e apontou como seu objectivo apresentar um espectáculo "não monocórdico, com ritmo", que "cative" os ouvintes.

"Será essencialmente uma conversa com poesia num local especial", sintetizou. O espectáculo decorrerá junto do túmulo do poeta no Mosteiro dos Jerónimos.

A iniciativa, intitulada "Fernando Pessoa por Nuno Miguel Henriques", é uma nova produção da companhia profissional Teatro Azul e ocorre no quadro das Comemorações das Jornadas Europeias do Património.

Além dos textos interpretados por Miguel Henriques, serão dadas a conhecer ao espectador notas da biografia do poeta, quer por meio da voz quer pelo recurso a imagens projectadas ou indicações cénicas.

O espectáculo, com a duração prevista de 45 a 60 minutos, será em breve apresentado na Sala Estúdio do Teatro Azul em Lisboa e noutros pontos do país.

Para o próximo ano - "em 13 de Junho ou no Dia mundial da Poesia" - Miguel Henriques tem previsto o lançamento de um CD com poemas de Pessoa.

PUB