Poesia celebrada por todo o país

por Lusa
A poesia passa hoje um pouco por todo o lado Foto: Tom Hermans na Unsplash

Uma feira do livro, a evocação de poetas, poesia por telefone e em palco são algumas das iniciativas que celebram esta terça-feira o Dia Mundial da Poesia, um pouco por todo o país.

Na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 18h30, a poesia é celebrada em diferentes línguas, do farsi ao árabe, passando pelo português.

No Porto, entre outras iniciativas, há comemorações no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP). No âmbito do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, realizam-se aulas de poesia lecionadas pelo médico e poeta João Luís Barreto Guimarães, distinguido no ano passado com o Prémio Pessoa.

O município de Oeiras promove a IV Maratona de Poesia, entre as 13h00 e as 24h00, no centro histórico da vila, com declamação de poemas, mini-tertúlias, música e dança. Esta maratona conta com, entre outros, a Livraria-galeria Verney, a Biblioteca Operária Oeirense e a Luchapa-Associação Cultural-Chá da Barra.

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, promove a Feira do Livro da Poesia, até ao próximo domingo. Os poetas Ana Luísa Amaral (1956-2022) e Eugénio de Andrade (1923-2005) são homenageados.

pub