"Poesia está na Rua - 2007" homenageia José Tolentino de Mendonça

O teólogo, poeta, dramaturgo, ensaísta e padre José Tolentino Mendonça vai ser homenageado na quarta edição da iniciativa "A Poesia está na Rua", anunciou hoje fonte da Câmara de Santo Tirso.

Agência LUSA /

Um concerto pelo grupo Anima Mea na Igreja da Reguenga, numa sessão que inclui também poesia, abre sábado, às 21:30, esta iniciativa, que se prolonga até 21 de Março e que tem este ano, como tema, a "Fé na Poesia".

Por isso, este ano a iniciativa, que é promovida anualmente pela Câmara de Santo Tirso com o objectivo de "dar uma expressão festiva à poesia, fazendo-a parte da vida do concelho, tirando-a dos lugares convencionais para o espaço público - a rua, os cafés, jardins, bares, discotecas, escolas, farmácias e outras lojas de comércio", vai também ocupar espaços em mosteiros, igrejas e conventos.

O programa de "A poesia está na rua" compreende recitais de poesia e música em locais públicos, lançamentos de livros, encontros e debates.

A sessão oficial de homenagem a José Tolentino Mendonça terá lugar a 21 de Março no Salão Nobre da Câmara, estando a apresentação da vida e obra do poeta a cargo de Maria João Reynaud.

Nascido em 1965 em Machico, na Madeira, José Tolentino de Mendonça, iniciou os estudos de Teologia em 1982 e foi ordenado sacerdote em Julho de 1990, após o que foi para Roma para frequentar o mestrado em Ciências Bíblicas.

Concluído o mestrado, regressou a Portugal para leccionar "Cristianismo e Cultura" e "Hebraico" na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, desempenhando igualmente as funções de Capelão na mesma universidade.

Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), José Tolentino de Mendonça é actualmente director da revista de teologia Didaskalia, editada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, onde é professor auxiliar.

A sua poesia é considerada, unanimemente, como uma das mais rigorosas e originais da moderna poesia portuguesa.

Como ensaísta, publicou textos sobre Ruy Belo, Teixeira de Pascoaes e Eugénio de Andrade.

É biblista, tendo realizado estudos como "O Outro Que Me Torna Justo" e "Métodos de Leitura da Bíblia".

Traduziu do hebraico o "Cântico do Cânticos" e o "Livro de Ruth".

Além dos seus sete livros de poesia, entre os quais "A Noite abre os meus Olhos" - uma antologia da sua obra poética - é autor de uma peça de teatro, dois ensaios sobre Teologia e diversos artigos em revistas científicas desta matéria.

A antologia "A Noite abre os meus Olhos" (2006) foi publicada em Itália no mesmo ano, com tradução de Manuele Masini.

Nas suas edições anteriores, "A Poesia está na Rua" homenageou António Ramos Rosa (2004), Cruzeiro Seixas (2005) e Manuel António Pina (2006).


PUB