Poetas gregos e latinos lidos no original em Setúbal
Dar a conhecer autores clássicos latinos e gregos como Virgílio, Homero ou Sófocles é o objectivo do investigador Carlos Humberto Gomes, num recital de poesia agendado para quinta-feira à tarde em Setúbal.
"O facto de a poesia ser lida no original latino e grego dá ao recital um ambiente de fantasia, até pela riqueza melódica dessas línguas, hoje mortas, mas que se reactivam com uma enorme força através dos poemas", disse à Lusa o organizador o recital.
Tradutor e estudioso da língua e da cultura gregas e latinas, Carlos Humberto Gomes defende que "o conhecimento dos autores clássicos é hoje essencial, pois os seus textos revelam uma grande modernidade".
"Os grandes temas da literatura foram todos abordados em primeira instância pelos autores greco-latinos", disse.
Além de Homero e Sófocles, o recital, no Clube Setubalense, inclui ainda Píndaro, Ésquilo, Virgílio, Horácio, Baquílides, Eurípedes e Safo, além de "prosas curtas" de Cícero e Platão.
"As leituras são feitas nas línguas originais mas o público acompanha-as através de folhas que lhes são distribuídas com a tradução em português", explicou Carlos Humberto Gomes.
Na sua opinião, "ler no original, respeitando o ritmo de cada verso, a divisão e até a rima" é "essencial para captar a atenção e o interesse das pessoas".
Autor de vários artigos sobre língua e cultura gregas e latinas, Carlos Humberto Gomes foi professor na Universidade Católica Portuguesa, tendo defendido tese de doutoramento na Universidade de Oxford (Reino Unido).
Entre outras obras escreveu "As Leis de Platão", sobre o pensamento jurídico e político do filósofo grego.