Poetisa portuguesa vence prémio na Holanda com projecto poético bilingue

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 17 Dez (Lusa) - Joana Serrado, uma poetisa portuguesa licenciada em filosofia que está a fazer um doutoramento na Holanda, venceu o Prémio Hendrik de Vries, do município holandês de Groningen, com um projecto poético bilingue apresentado a concurso.

Ao justificar a atribuição do prémio, no valor de 6.000 euros, o júri salientou "a qualidade intelectual e artística" da poetisa, que "retoma o diálogo entre o Sul e o Norte europeu, que já era característico do poeta Hendrik de Vries".

Em declarações à Lusa, Joana Serrado salientou que o prémio lhe abriu as portas a uma bolsa artística para desenvolver o projecto, intitulado "Emparedada/ Uit de Muur", que resumiu como "dois títulos, duas casas, duas línguas que se vão construindo e destruindo na poesia".

Alguns dos poemas desse projecto "são em português, com tradução em neerlandês, outros vêm do neerlandês e vamos ver o que vai dar" - adiantou a poetisa filósofa.

O seu primeiro livro, "O Tratado de Botânica", que define como um "livro-poema", foi editado pela Quasi e ganhou uma menção honrosa no Prémio Daniel Faria (2006), instituído pela Câmara Municipal de Penafiel. Está agora a começar a ser traduzido para neerlandês.

Especialista em mística feminina medieval, licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra, onde trabalhou como assistente de investigação sobre escolástica conimbricense.

Joana Serrado está desde 2005 na Holanda a fazer um doutoramento "sobre outra Joana, uma cisterciense do séc. XVII que queria ser como Teresa de Ávila", com o qual espera poder contribuir "para a ressurreição da sua obra mística, visionária e teológica", segundo referiu à Lusa.

Recordando que Hendrik de Vries "era um poeta holandês que viveu em Espanha e um dia acordou a cantar em castelhano", Joana Serrado afirma que até a ela também "a poesia veio um dia em neerlandês".

Agora já declama poesia no Café Literário da Holanda e "os convites lentamente começam a surgir".

CM


pub