Ponte suspensa da Biscaia declarada Património da Humanidade
A Ponte suspensa da Biscaia, País Basco (Espanha), foi declarada Património da Humanidade pelo Comité de Património Mundial da UNESCO, informaram fontes do governo desta região autónoma espanhola.
A decisão foi tomada após a avaliação de um total de 37 candidaturas de pontes do mesmo tipo, tendo a estrutura basca sido escolhida por ser a única com essas características ainda no activo.
A Ponte suspensa, inaugurada em 1893, foi construída pelo engenheiro Alberto Palácios, discípulo do criador da Torre Eiffel.
Depois desta decisão, já acolhida com agrado pelas autoridades locais, a ponte da Biscaia torna-se o primeiro bem cultural do País Basco e o primeiro da Espanha a receber a classificação de Património Industrial.
Conhecida popularmente como "A Ponte", a estrutura une há 113 anos as margens do Rio Nervion, entre as localidades de Portugalete e Getxo, marcando desde a sua construção a imagem mais reconhecida da parte industrial da cidade.
A candidatura foi apresentada em 2005, acabando a UNESCO por reconhecer o carácter emblemático da estrutura como símbolo identificador da Biscaia e do País Basco, bem como o seu valor como símbolo das estruturas construídas no século XIX.