Porto Best Of: Jafumega sobem ao palco do Rivoli a 18 de maio

por Daniel Catalão, Rui Sá

Os Jafumega vão subir ao palco do Teatro Municipal Rivoli esta quinta-feira, dia 18 de maio. Um concerto único que volta a juntar a mítica banda portuense no âmbito da programação do Porto Best Of.
No Jornal 2 Luís Portugal, o vocalista dos Jafumega promete um concerto onde o álbum homónimo da banda vai ser tocado na integra, mas onde "vamos juntar outros temas como o Ribeira, que canta o Porto, e foi a primeira música que cantamos em português".

Os Jafumega são uma banda oriunda do Porto, formada numa época de grande efervescência para a música feita em Portugal, com destaque para o rock português.

A história do grupo remonta a 1978 com a reunião de vários músicos portuenses, provenientes de algumas das mais conceituadas formações da altura, que, apesar de muito jovens, apresentavam uma longa e diversificada experiência que lhes permitia espraiar o seu talento por géneros musicais distintos, determinante para moldar o som da banda, que apenas em três álbuns inscreveram o seu nome na história da moderna música nacional.

Depois da gravação do primeiro álbum, "Estamos Aí", em 1980, cantado em Inglês, os Jafumega tomam o país de assalto graças ao êxito "Ribeira", que ocupou o primeiro lugar dos tops durante semanas. No primeiro disco para a Polygram, de título genérico Jafumega, e que vai ser a base deste concerto, constam temas de grande impacto como "Latin'América", "Kasbah"e "Nó Cego", que leva o grupo a ser descrito como "coqueluche do Porto".

Os concertos do Porto Best Of juntam sempre uma banda histórica da cidade, com um artista da nova geração. Dia 18 a escolha recai em Marta Ren e os Groovelvets. "É uma boa iniciativa e mostra que no Porto se continua a fazer boa música", afirma no Jornal 2 Luís Portugal.

Marta Ren não é uma mulher normal. A sua marcante presença na cena nacional não é de agora. O seu talento foi decisivo para tornar os Sloppy Joe numa banda de culto, para nos fazer ter saudades dos Bombazines ou para ter ajudado os Dealema a arrancarem para uma sólida carreira, ao participar de forma vincada num dos seus temas bandeira.

Apesar de terem sido muitas as oportunidades de seguir por caminhos mais fáceis, mais seguros, nunca desistiu de fazer a música que a apaixona. Talvez por isso, agora que se estreia em nome próprio, acompanhada pelos Groovelvets, a sua marcante presença não esteja limitada à cena nacional.

Marta Ren assinou pela marcante editora italiana Record Kicks, um dos mais prestigiados selos europeus de Soul / Funk, para editar o seu primeiro sete-polegadas, "Summer's gone / Two kinds of men", e imediatamente chamou a atenção da comunidade internacional especializada no género. Foi-lhe lançado o desafio de gravar um álbum e agarrou-o com paixão. O trabalho foi duro e exigente mas, finalmente, "Stop, look, listen" está pronto para ser editado no mês de março.
pub