Porto Canal comemora um ano com 16 novos programas e telejornais "em directo"

O primeiro aniversário da televisão metropolitana Porto Canal marcará o arranque pleno da nova grelha de programação da estação a 29 de Setembro, com 16 novos formatos e telejornais "em directo".

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações à agência Lusa, o director-geral do canal regional, Bruno Carvalho, manifestou-se optimista relativamente à nova temporada do Porto Canal, depois de um primeiro ano de actividade com um desempenho "acima das expectativas".

"Estamos bastante satisfeitos com a nossa performance, estamos a subir nas audiências e queremos continuar assim", frisou o director-geral da estação transmitida pela TV Cabo.

Desde que foi para o ar, a audiência tem evoluído positivamente e o `share` situa-se agora acima dos 3 por cento, o que nas palavras de Bruno Carvalho é "positivo" e "encorajador" para toda a equipa.

De acordo com o director-geral, foram recentemente investidos cerca de um milhão de euros para reforçar a capacidade do estúdio do Porto Canal, que passa agora a contar com uma nova régie, mais sofisticada e com maior rapidez de resposta.

Este investimento permitirá, nomeadamente, passar a transmitir os noticiários em directo (e não gravados minutos antes como acontecia até agora por questões técnicas).

A marcar o ano de emissões, o Porto Canal estreia 16 novos programas que integram a nova grelha, que estará totalmente operacional a 29 de Setembro.

"As nossas marcas", dedicado às empresas da região, "Crónicas", que culminará na escolha da "grande figura do Norte", "Porto Alive!", programa de entretenimento em directo, e "Mulheres de Excelência", um formato mensal por onde passarão mulheres que se destacaram a nível profissional ou pessoal são alguns dos programas novos.

O Porto Canal apresentará ainda o programa "Voltas pela Cidade", o "Test Drive" dedicado ao mundo automóvel e acompanhará em "Dias Felizes" todos os preparativos de um casamento.

"Rádio Aquário", "Não Acredito", "TGV", "Verdadeiro ou Falso", "Sexualidades, Afectos e Máscaras", "Interactividade", "Humor cão", "Fun Zone" e "Modalidades" são outras novas propostas da estação metropolitana para a nova temporada.

O reforço da informação é, de acordo com o director de informação do canal, Fernando Tavares, a área de "aposta" do canal.

A informação diária, com o "Telediário", será distribuída em três blocos diários em directo (às 12:00, 21:00 e 00:00), com a duração de 25 a 30 minutos e privilegiará, segundo Fernando Tavares, o "tom de reportagem", em detrimento do tom de peça, numa tentativa de aproximação aos telespectadores.

O objectivo é também, explicou, dar sempre uma abordagem diferente daquela que é dada pela generalidade dos canais.

"As notícias têm que ser bem contadas e por isso tentaremos fazer as perguntas que as pessoas lá em casa gostariam de fazer", explicou à Lusa.

Minutos antes do "Telediário", o jornalista Bernardino Barros fará uma síntese da actualidade desportiva e no final daquele espaço será também actualizada a informação económica, com a rubrica "Números e Negócios".

Os debates e as entrevistas serão mantidos como "espaços de excelência" do Porto Canal, conforme aconteceu durante este primeiro ano de emissões, com convidados de renome e relevância regional e nacional, mas também tentando dar voz a novos protagonistas.

Ao fim-de-semana, a "Revista da Semana" será igualmente mantida, com 60 minutos dedicados aos principais assuntos da semana.

Porque "o que se passa no Porto também é nacional", o director de informação do Porto Canal fez também um balanço bastante positivo do desempenho da estação durante o seu primeiro ano de actividade, vendo com optimismo o futuro do canal.

A televisão metropolitana por cabo Porto Canal tem como "público-alvo" os 14 concelhos que integram a Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP) e é suportada financeiramente por um conjunto de empresas e outras entidades, como a Universidade do Porto.

PUB