"Portugal ConVida" - cultura portuguesa inovadora em Barcelona

A produção cultural portuguesa mais inovadora, em áreas como a música electrónica e o cinema, preenchem o calendário de eventos da edição inaugural do "Portugal ConVida", uma acção de divulgação que decorre em Junho em Barcelona.

Agência LUSA /

O evento, que começou já a ser promovido num site oficial lançado esta semana (www.portugalconvida.net), pretende, segundo o cônsul de Portugal em Barcelona, Bernardo Futscher Pereira, criar um espaço de encontro tanto para a comunidade portuguesa residente na segunda cidade espanhola como para os próprios catalães.

Reunindo eventos em áreas tão diversas como arquitectura, cinema, música electrónica e performance, o certame decorre entre 4 e 09 de Junho e pretende criar "um ponto de encontro para a comunidade portuguesa", que o cônsul português estima em cerca de 20 mil.

"A comunidade é particularmente jovem e não há associações ou pontos de encontro. Talvez este evento sirva para ajudar a mobilizar os portugueses aqui, mostrando ao mesmo tempo o que de mais inovador se faz, junto da comunidade catalã e espanhola", disse à Lusa.

Com um custo de 27 mil euros, financiados pelo Instituto Camões, Instituto do Turismo de Portugal e Banco Caixa Geral, o certame reúne um grupo de artistas quase totalmente vindos de Portugal.

O certame abre no dia 04 de Junho com a apresentação do filme concerto "Sleazy Rider" de John Moritsugu e "Rapace" de João Nicolau, seguindo-se no dia seguinte a apresentação dos documentários "Estrela da Tarde", de Madalena Miranda, e "Brava Dança", de Jorge Pereirinha e José Pinheiro.

No dia 06 está prevista a realização de um Ciclo de Conferências que contará com apresentações da Trienal de arquitectura de Lisboa e da exposição de Portugal, "EUROPA, Arquitectura portuguesa em emissão", por Jorge Figueira e Nuno Grande, e ainda uma conferência de Manuel Aires Mateus.

No mesmo dia haverá uma sessão contínua de vídeo, a "Geração Digital", em que serão exibidos vários filmes portugueses.

O ciclo de debates sobre arquitectura prossegue no dia 07 de Junho com intervenções de Carrilho da Graça e Ricardo Bak Gordon, estando ainda previstos a exibição de mais curtas-metragens (de animação) e um debate sobre animação portuguesa.

No dia 08 está prevista a estreia da longa-metragem "Um pouco mais pequeno que o indiana", de Daniel Blaufuks, com a presença dos autores da banda sonora, os Dead Combo, e um filme concerto com os Canal Zero.

Actuações de DJs e ateliers infantis marcam ainda o certame, que termina com as participações dos Dead Combo, The Legendary Tigerman e Dj Mr. Mitsuhirato.

PUB