Portugal participa na festa brasileira dos Estados em Brasília
Portugal é um dos dez países presentes este ano na "Festa dos Estados", que decorre em Brasília até domingo, com uma previsão de público de 150 mil pessoas.
Organizada pelo governo do Distrito Federal, a festa beneficente tem a participação de vários Estados brasileiros e é uma mistura de sabores e culturas regionais e internacionais.
O pavilhão luso tem uma área de 200 metros quadrados, com um espaço destinado à gastronomia e outro comercial, com artesanato, tapetes, louças, vinhos e livros de Portugal.
Os outros países presentes na "Festa dos Estados" em Brasília são a Alemanha, Japão, Marrocos, Nicarágua, Peru, Suíça, China, Uruguai e San Marino.
A Festa dos Estados surgiu em 1960, ano da inauguração de Brasília, com a necessidade de se manter a "Casa do Candango", instituição sem fins lucrativos, criada para cuidar das crianças e idosos das famílias dos operários responsáveis pela construção da capital.
Desde então, a festa é realizada anualmente com o objectivo de angariar fundos e manter o trabalho da creche, que abriga hoje 200 crianças, e de um asilo onde vivem 60 idosos.
Para a edição deste ano da "Festa dos Estados", que começou no último dia 25, foram investidos 500 mil reais (173 mil euros).
Estarão representados os Estados do Amapá, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins, Goiás e Piauí, além do Distrito Federal.