Portugal presente na 19.ª edição do Sete Sóis Sete Luas em Cabo Verde

Cidade da Praia, 10 nov (Lusa) - Quatro cidades de Cabo Verde acolhem a 19.ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, a partir de sexta-feira, com Portugal e Espanha na programação de um evento que já abrange 25 cidades de dez países.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago), Tarrafal de Santiago e São Filipe (ilha do Fogo) juntam-se este ano, pela primeira vez, à Ribeira Grande (ilha de Santo Antão) para acolher um certame que conta com as participações estrangeiras do cantor português Sebastião Antunes, com a sua banda os Quadrilha, e do grupo espanhol Korronzi.

A restante programação é preenchida por artistas cabo-verdianos - Batucadeiras da Fortaleza, Baticadeiras de Porto Mosquito, Gil Moreira, Kolabeat, Princezito e banda, Bom Jardim e Nho Nani.

Em Cabo Verde, o Festival percorrerá quatro cidades em três ilhas, iniciando a viagem pela Ribeira Grande de Santo Antão, sede histórica do festival, sexta-feira e sábado.

Na Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago), o festival decorrerá entre sexta-feira e domingo, no Tarrafal de Santiago, entre domingo e segunda-feira, e em São Filipe (Fogo), entre segunda e terça-feira.

Nascido entre Portugal e Itália, o Festival Sete Sóis Sete Luas desenrola-se atualmente ao longo de um itinerário que conta já com 25 cidades em 10 países, entre os quais Portugal, Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália e Marrocos.

O Festival envolve mais de 400 artistas, oferecendo cerca 150 concertos de música popular contemporânea, acompanhados de exposições de artes plásticas, contando com mais de 60 estreias nacionais e 180.000 espetadores anuais.

Em Cabo Verde, o festival conta com os apoios das embaixadas de Portugal, através do Instituto Camões (IC), e de Espanha, através da AECID/Oficina Técnica de Cooperación, e das Câmaras Municipais da Ribeira Grande de Santo Antão, da Cidade Velha, do Tarrafal e de São Filipe, sendo patrocinado pelo Ministério da Cultura local.

Atualmente, a Associação Sete Sóis Sete Luas tem três centros culturais, conhecidos por "centrum" - Ponte de Sôr (Portugal), Pontedera (Itália) e Frontignon (França) -, estando em perspetiva a abertura de outros, com o primeiro a ser preparado na Ribeira Grande de Santo Antão, Cabo Verde, o primeiro no continente africano.

Tópicos
PUB