"Portugal visto por artistas estrangeiros" em mostra fotográfica em Paris
"Portugal visto por artistas estrangeiros" é o tema de uma exposição de 52 fotografias de 26 artistas, que o Centro Cultural Calouste Gulbenkian em Paris vai acolher a partir de terça-feira.
Entre os fotógrafos estrangeiros que expressam a sua visão de Portugal figuram os franceses Henri Cartier-Bresson e Édouard Boubat, o inglês Thurston Hopkins, o holandês Kees Scherer e os norte- americanos Brett Weston, Esther Bubley e Alma Lavenson.
As imagens fazem parte da Colecção da Caixa Geral de Depósitos e mostram inúmeras cidades e regiões, do Algarve ao Minho, incluindo Lisboa, Porto e Coimbra, Batalha, Nazaré, Vila Nova de Mil Fontes, Fátima, Estremoz, Mértola, Tavira, Figueira da Foz, Monsaraz, Tomar, Queluz e Oeiras, entre outras.
Apesar do tema da mostra ser "Portugal visto por artistas estrangeiros", contam-se entre os fotógrafos quatro portugueses:
Gérard Castello-Lopes, Paulo Nozolino, José Manuel Rodrigues e Alberto Carneiro.
Para Jorge Calado, comissário da mostra, a presença destes quatro fotógrafos justifica-se pela sua condição de "estrangeirados", ou seja, por terem passado vários anos fora de Portugal, apesar deste ser o seu país de origem.
O comissário considera que "o fotógrafo estrangeiro fotografa aquilo que não encontra no seu país", enquanto "o nacional procura aproximar o seu país do que vê lá fora", ou seja, "o primeiro particulariza; o segundo universaliza".
Face a esta distinção, a exibição organiza-se em dois grupos, o dos fotógrafos portugueses que emigraram e o dos fotógrafos estrangeiros que visitaram Portugal.
A exposição estará patente em Paris até 17 de Julho.