Portugália Editora relançada terça-feira em novo grupo editorial

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 23 Jun (Lusa) - A Portugália Editora, fundada em 1942, vai ser relançada oficialmente na terça-feira em Lisboa, apresentando-se num novo grupo editorial que inclui ainda a livraria Buchholz e a editora Sá da Costa.

As duas editoras e a livraria fazem parte do novo grupo editorial e livreiro da Fundação Agostinho Fernandes, empresário português que no século passado se notabilizou no sector das pescas e conservas.

O relançamento da marca Portugália Editora decorrerá na terça-feira às 18:30 na livraria Sá da Costa, no Chiado, em Lisboa, com a presença de responsáveis das duas editoras e da livraria Buchholz, desconhecendo-se qual a ligação entre as três entidades.

A Portugália Editora anunciou hoje em comunicado que irá retomar a actividade com aquelas duas livrarias e que no lançamento estarão presentes os escritores António Abreu Freire, António Salvado, Ascêncio de Freitas, Daniel Abrunheiro, José Jorge Letria, José Viale Moutinho e Gilda Nunes Barata.

Deverá ser apresentada ainda a edição fac-simile de "Mensagem", de Fernando Pessoa.

Contactado pela agência Lusa, o responsável pela livraria Sá da Costa, Cláudio Gonçalves, explicou que na terça-feira será apresentada a nova imagem da Portugália Editora e serão revelados os novos títulos e relançamentos, incluindo três títulos de Padre António Vieira.

Segundo a mesma fonte da Sá da Costa, o relançamento da Portugália Editora implicará a renovação da livraria, entre Agosto e Setembro, não estando definida qualquer data para a Buchholz.

Contactada pela agência Lusa, Karen Ferreira, proprietária da Buchholz, escusou-se a adiantar qualquer pormenor sobre este novo grupo editorial e sobre qual a ligação da livraria à Portugália Editora.

A Portugália Editora surgiu em plena segunda guerra mundial pela mão de Agostinho Fernandes e ao longo dos anos teve como directores editoriais figuras como João Gaspar Simões e Jorge de Sena.

Actualmente o director editorial é Dinis Nazareth Fernandes, neto de Agostinho Fernandes.

Entre os autores que a Portugália Editora publicou contam-se José Gomes Ferreira, Irene Lisboa, Virgílio Ferreira, Manuel da Fonseca, Herberto Hélder, Sophia de Mello Breyner Andresen e Trindade Coelho.


pub