Português Henrique Mota eleito presidente da Federação Europeia de Editores

Turku, Finlândia, 17 jun (Lusa) - O editor Henrique Mota, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), foi hoje eleito por dois anos, presidente da Federação Europeia de Editores (FEE), na assembleia-geral efetuada em Turku, na Finlândia.

Lusa /

Em declarações à agência Lusa, Henrique Mota afirmou que um dos desafios deste seu mandato é "a afirmação que o editor é um elemento indispensável na cadeia de produção do livro".

Henrique Monteiro sublinhou que "o editor é um elo essencial para termos livros de qualidade, fazendo a ligação, com os livreiros, entre o autor e os leitores".

"O editor permite que tenhamos livros de qualidade, e que se esteja na vanguarda tecnológica, não só em termos de impressão, como do livro, no âmbito das novas tecnologias", afirmou.

O novo presidente da FEE disse que, "ao contrário do que a atual era tecnológica [deixa supor], que os editores são dispensáveis e até desprezíveis, estes são indispensáveis no modelo cultural e no modo de produção, dando garantias de qualidade".

Depois deste desafio, um segundo, para Henrique Mota, é rever as medidas da União Europeia (UE), em termos de Direitos de Autor e de "copyright".

Henrique Mota sublinhou que os editores europeus "não pedem apoios financeiros, mas sim do ponto de vista de enquadramento legal".

"Não podemos deixar de remunerar os criadores e os editores, e colocar tudo gratuito na internet, com o risco de um dia destes nada existir na Internet", afirmou.

Henrique Mota disse que a UE irá debater estas matérias, ainda este ano e em 2017, e realçou que "o único domínio nas indústrias culturais, em que a Europa lidera, é o editorial".

Uma posição de privilégio, que segundo Henrique Mota, a Europa deve manter, pois pode até "puxar por outras áreas culturais".

Quanto à sua eleição, Henrique Mota disse que "representa para Portugal uma afirmação do seu dinamismo editorial".

O presidente da FEE recém-eleito vai ainda propor a realização de conferências em Portugal, nomeadamente um debate sobre "os desafios que se colocam ao setor editorial e, consequentemente, cultural".

A Federação Europeia de Editores, com sede em Bruxelas, representa 28 associações de editores dos Estados-membros da UE.

Henrique Mota, membro da direção da APEL e proprietário da Principia Editora, exerceu, de 2014 até 2016, o cargo de vice-presidente da FEE (Federation of European Publishers/FEP).

Tópicos
PUB