Portugueses Helena Almeida e João Sarmento em exposição no México
Cidade do México, 27 Out (Lusa) - Uma exposição de arte ibérica, que inclui obras dos portugueses Helena Almeida e João Sarmento e de vários artistas galegos, abre terça-feira no Museu de San Ildefonso, na capital mexicana, evocando os vanguardistas do século XX.
A mostra, que pode ser visitada até 04 de Janeiro de 2009, inclui uma selecção de 65 obras do acervo de arte contemporânea da colecção da Fundação Caixa Galicia, que no próximo ano completa 20 anos.
Além de obras de diversas correntes vanguardistas, incluindo as dos anos 20 e 30 do século XX, a exposição contém referências à diáspora galega para a América do Sul e México depois da Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Miquel Barceló, Francisco Leiro, Arturo Souto, Manuel Colmeiro, Eugenio Fernández Granell, José Otero Abeledo "Laxeiro", Maruja Mallo e Luis Seoane são os artistas espanhóis cujas pinturas e esculturas podem ser vistas.
Pablo Picasso, Salvador Dalí, Joan Miró, María Blanchard e Francisco Bores, precursores do vanguardismo, também têm obras patentes na mostra.
ER.
Lusa/Fim