Portugueses no Brasil em viagem inédita num camião-câmara fotográfica
Uma família de jovens portugueses que está a dar a volta ao mundo para promover a cultura e a língua portuguesa vai percorrer o Brasil de Norte a Sul num camião transformado em máquina fotográfica.
O projecto inédito, denominado "Brasil, pelo buraco da agulha" foi anunciado, quinta-feira, na embaixada de Portugal em Brasília.
A maior máquina fotográfica do mundo vai ocupar um espaço de quatro metros na mala do camião Volkswagen, concebido especialmente para a expedição brasileira, que começa em Setembro próximo e que deverá terminar em Fevereiro de 2007 .
Os outros 3,5 metros da mala vão ser a "habitação" do fotógrafo Mica Costa-Grande, de sua mulher, Sofia Salgado, jornalista e produtora audiovisual, e dos dois filhos do casal, Elói, de 12 anos, e Sáskia, de 10.
"Esperamos fazer obras de arte de muito interesse nesta viagem pelo Brasil. E o interessante é que eu vou trabalhar agora dentro da máquina fotográfica ", afirmou Mica Costa-Grande, que já expôs trabalhos na Suécia, Hong Kong, Macau e Portugal.
Segundo o fotógrafo, a máquina fotográfica de 60 metros cúbicos vai captar imagens panorâmicas durante todo o trajecto e fará fotos gigantes de 4,5 x 1 metro.
A viagem do Monte de Roraima à Foz do Iguaçu faz parte da volta ao mundo que a família Costa-Grande iniciou em 2000, na China.
"Após percorrer 70 países, podemos afirmar que o mundo é muito mais bonito e seguro do que aparenta. A violência é uma criação mediática. Queremos mostrar a todas as crianças a beleza que existe no mundo. Meninos, preparem as mochilas... vamos dar a volta ao mundo", disse Mica.
Os filhos do casal que, assim como os pais, são poliglotas, já aprenderam esta lição.
"Gostei de toda a viagem até aqui. Nem sei dizer do que gostei mais", disse à Lusa a garota Sáskia.
Conforme autoriza uma lei portuguesa de 1953, os dois irmãos recebem ensino doméstico, baseado em livros didácticos portugueses quando estão a viajar.
A família Costa-Grande já percorreu 3/4 do mundo e nos últimos 18 meses conheceu as Américas, do Canadá à Argentina, num camião que ostenta o lema "A Minha Pátria é a Língua Portuguesa".
Em 2008 a aventureira família deve completar a volta ao mundo, saindo da Amazónia e chegando a Pequim para os Jogos Olímpicos depois de passar pelo Alasca, estreito de Bering e Sibéria.
Essa última etapa da volta ao mundo da jovem família portuguesa será acompanhada por um camião transformado em um estúdio de televisão para realizar produções televisivas.
De acordo com o casal Costa-Grande, investimentos próprios cobrem 70 por cento do custo das viagens, sendo os outros 30 por cento provenientes de apoios e patrocínios.