PR Lula pede votos aos brasileiros para eleger Cristo do Corcovado como uma das sete novas maravilhas do mundo

O Presidente Lula da Silva pediu hoje, junto da estátua do Cristo Redentor do Corcovado, os votos dos brasileiros para que o monumento seja uma das sete novas maravilhas do mundo, prémio a anunciar em Lisboa, em Julho.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Nós temos ainda quase um mês, vamos votar e vamos dar ao Cristo o que ele merece: todos os votos dos brasileiros e das brasileiras", instou o Presidente brasileiro.

Lula da Silva assinalou que para eleger o Cristo como uma das maravilhas do mundo, o Brasil depende apenas dos votos dos 190 milhões de brasileiros e pediu ajuda da imprensa para divulgar a campanha, que interessa ao turismo do país.

"Eu duvido que tenha um lugar no mundo em que você consiga, ao mesmo tempo, virando o seu corpo por tantos graus quanto você queira, ver um conjunto de beleza construído harmonicamente por Deus. E o que nós temos que fazer agora é apenas retribuir", destacou.

De braços abertos para o mundo, a estátua do Cristo Redentor foi criada pelo escultor francês Paulo Landowski, sendo a obra projectada pelo brasileiro Heitor da Silva Costa.

Inaugurada a 12 de Outubro de 1931, é considerada a maior escultura "art déco" do mundo, com 38 metros de altura e peso de 1.145 toneladas.

A ideia de uma eleição das sete novas maravilhas do mundo foi do suíço Bernard Weber, que fundou em 2001 a New Seven Wonders Foundation, em Zurique.

Webwe constatou que, das antigas sete maravilhas, restavam apenas as pirâmides do Egipto.

As maravilhas eram os Jardins Suspensos da Babilónia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Artemis em Éfeso, o Colosso de Rodes, o Mausoléu de Halicarnasso, o Farol de Alexandria e as Pirâmides de Gizé.

Já as novas maravilhas do mundo, a serem escolhidas na maior votação da história, foram previamente seleccionadas por um painel científico formado por sete especialistas.

Foram eleitos 21 finalistas dos monumentos classificados pela Unesco como património da humanidade anteriores ao século XXI.

Para além das Pirâmides de Gizé, que já são consideradas uma das sete maravilhas do mundo e da estátua do Cristo Redentor, concorrem a Acrópole (Atenas), Palácio de Alhambra (Espanha), Machu Picchu (Peru), Torre Eiffel (França), Taj Mahal (Índia), Chiche Itzá (México), Kremlin (Rússia), Grande Muralha (China), Coliseu (Itália).

Integram ainda a lista a estátua da Liberdade (USA), Angkor (Cambodja), estátuas da Easter Island (Chile), Hagia Sophia (Turquia), templo Kyomizu (Japão), castelo de Neuschwantein (Alemanha), Petra (Jordania), Stonehenge (Inglaterra), Ópera de Sydney (Austrália) e Timbuktu (Mali).

O resultado da votação na Internet será anunciado em Lisboa, escolhida para ser palco do evento por ser a "cidade das sete colinas", numa combinação com a escolha das sete novas maravilhas do mundo, a serem anunciadas no dia 07 do mês 07 de 2007, uma data simbólica que só se repete de 100 em 100 anos.

PUB