"Praia-Mar", de Bernardo Carvalho, entre os 100 melhores livros ilustrados para crianças
Lisboa, 15 jan (Lusa) - O livro "Praia-Mar", do ilustrador português Bernardo Carvalho, figura entre os 100 melhores álbuns ilustrados para jovens e crianças dos últimos cem anos, segundo uma seleção do investigador inglês Martin Salisbury.
A seleção das 100 obras será publicada em abril, pela editora inglesa Laurence King Publishing, num livro que reúne mais de 400 ilustrações e textos sobre os álbuns ilustrados ("picture books") escolhidos.
De acordo com a editora portuguesa Planeta Tangerina, "Praia-Mar" surge selecionado como um dos livros representativos da última década.
Sem texto e ilustrado por Bernardo Carvalho, "Praia-Mar" é um livro de grande formato que retrata vários momentos e situações numa ida à praia no verão - nadar, estar ao sol, ler, contemplar o mar, caminhar, apanhar conchas e peixes.
"Praia-Mar" foi feito em tons de azul, branco e rosa, foi integrado no Plano Nacional de Leitura, foi finalista do CJ Picture Book Festival, da Coreia do Sul, e distinguido nos prémios de edição LER/Booktailors.
Bernardo Carvalho, ilustrador e designer gráfico, é um dos fundadores da Planeta Tangerina, sendo autor ou ilustrador de quase duas dezenas de livros para crianças e jovens.
"Pê de pai", "As duas estradas", "Depressa, devagar" e "O mundo num segundo" são outros livros com a assinatura de Bernardo Carvalho, que foram distinguidos em Portugal e no estrangeiro.
A seleção dos "Cem melhores livros ilustrados do mundo para crianças", de Martin Salisbury, começa em 1910, com "O livro inclinado", de Peter Newell, e termina em 2014, com "Zoom Zoom Zoom", de Katherina Manolessou.
Pelo meio figuram, por exemplo, "Isto é Nova Iorque" (1960), de Miroslav Sasek, "O homem da lua" (1966), de Tomi Ungerer, e "O tigre que veio tomar chá" (1968), de Judith Kerr, todos editados em Portugal.
Beatrix Potter, Maurice Sendak, Bruno Munari, Fabian Negrin, Jon Klassen e Edward Gorey são outros autores e ilustradores com obra selecionada por Martin Salisbury.
"Cada livro é uma obra de talento e imaginação criativa e o design e ilustração representam diferentes correntes, do construtivismo russo, futurismo italiano [ao] neo-romantismo [do] pós-guerra. São espelho de um tempo e refletem preocupações sociais do ponto de vista da família e da criança", lê-se na nota que acompanha a edição do álbum, na página oficial da Laurence King Publishing.
Ilustrador e pintor, Martin Salisbury é diretor do Centro de Estudos de Literatura para a infância, no Reino Unido, e autor de vários livros, entre os quais o guia teórico "Illustrating Children`s Books", de 2004.