Prémio de melhor actor principal para Philip Seymour Hoffman
Philip Seymour Hoffman recebeu domingo o Óscar de melhor actor principal da 78/a edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas norte- americana, pelo papel desempenhado no filme "Capote", sobre o escritor do mesmo nome.
O actor era o principal favorito da categoria, pela difícil composição da personagem de Truman Capote, uma figura polémica que resolveu escrever um livro sobre o homicídio de uma família no Estado norte-americano do Kansas, no final da década de 50, que intitulou "A Sangue Frio" e se tornou na sua obra mais prestigiada.
O galardão da academia cinematográfica seguiu-se ao Globo de Ouro (atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood) para o melhor actor e ao prémio do Screen Actors Guild.
Depois de ter dito, no programa de David Letterman, que tinha feito um pacto com amigos segundo o qual se um deles alguma vez ganhasse um Óscar ladraria quando fosse recebê-lo, Hoffman acabou por não cumprir a promessa, quedando-se por um agradecimento formal.
Philip Seymour Hoffman recebeu a estatueta dourada com um sorriso largo, declarou-se honrado e agradeceu de forma breve, referindo-se três vezes aos seus amigos.
Os seus concorrentes eram Heath Ledger ("O Segredo de Brokeback Mountain"), Joaquin Phoenix ("Colisão"), David Strathairn ("Boa Noite e Boa Sorte") e Terrence Howard ("Hustle and Flow").