Prémio distingue reportagem do programa Linha da Frente da RTP

| Cultura
Prémio distingue reportagem do programa Linha da Frente da RTP

A ver: Prémio distingue reportagem do programa Linha da Frente da RTP

O programa Linha da Frente da RTP acaba de vencer mais um prémio. A reportagem "O Mal da Mina", de Mafalda Gameiro, foi distinguido com o prémio de jornalismo Novartis, numa cerimónia que decorreu na Fundação Champalimaud.

"O Mal da Mina" retrata o grave problema de saúde da população da Urjeiriça, no concelho de Viseu. Esta população regista vários casos de cancro no pulmão e na tiróide.

A Urjeiriça foi terra de mineiros. A exploração e tratamento de urânio matou muitos trabalhadores e familiares. A Empresa Nacional de Urânio encerrou em 2004, mas muitas pessoas continuam a adoecer. A reportagem premiada tem imagem de António José Fernandes e Edição de António Nunes.

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.