Prémio Maria Helena Rocha Pereira entregue pela primeira vez
O Prémio Doutora Maria Helena da Rocha Pereira, instituído pela Fundação Eng. António de Almeida em homenagem à professora de Letras da Universidade de Coimbra, foi hoje entregue à mestre Fernanda Monteiro Vicente.
O Prémio, atribuído este ano pela primeira vez, distinguiu o trabalho intitulado "O Locus Amoenus [lugar ameno] na Literatura do Renascimento e do Maneirismo", tese de mestrado em Estudos Clássicos apresentada pela investigadora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
Natural de Barrô, em Resende, Viseu, Fernanda Monteiro Vicente nasceu em 1973, licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa na FLUC e é, actualmente, professora do ensino secundário em Macedo de Cavaleiros.
Na sessão de entrega do Prémio, que decorreu na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC), participaram, além de Maria Helena da Rocha Pereira e de Fernanda Monteiro Vicente, Aníbal Pinto de Castro, orientador da tese premiada, Eugénia Aguiar Branco, da Fundação Eng.
António de Almeida, Lúcio Cunho, presidente do conselho directivo da FLUC, e o reitor da UC, Seabra Santos.
O galardão vai distinguir, anualmente, uma dissertação escrita apresentada nos mestrados da área de Estudos Clássicos da FLUC, que revele "mais espírito criativo e inovador".
Segundo o regulamento, o Prémio consiste na quantia de 1247 euros, sendo a tese premiada publicada, numa edição de 750 exemplares, sem encargos para o autor.
O Prémio é uma homenagem a Maria Helena da Rocha Pereira, "ilustre professora" da FLUC e classicista que foi a primeira mulher catedrática da Universidade de Coimbra.
Professora jubilada da FLUC, Maria Helena da Rocha Pereira foi galardoada, no ano passado, com a primeira edição do Prémio Eduardo Lourenço, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos.