Prémios de Música Portuguesa levam Aurea, Camané e GNR aos Estados Unidos

por Lusa

New Bedford, Estados Unidos, 09 nov 2019 (Lusa) -- Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA) de 2020 vão ser entregues no dia 25 de abril em New Bedford, Estados Unidos da América, com a presença dos cantores Camané, Aurea, GNR e outros, anunciou hoje a organização.

Os cantores portugueses Camané, Aurea e GNR vão proporcionar alguns dos momentos musicais do espetáculo que vai comemorar o 25 de Abril, numa iniciativa que inclui alguns dos melhores artistas lusodescendentes.

Dino D`Santiago, Miguel Gameiro, Eratoxica e Starlight também vão marcar presença na oitava edição dos prémios que distinguem cantores lusodescendentes ou lusófonos.

Os IPMA são já um evento anual e conhecido da cidade de New Bedford, uma localidade portuária onde vivem muitos imigrantes portugueses e lusodescendentes, principalmente dos Açores e da Madeira.

Os IPMA juntaram um público de cerca de mil pessoas este ano, no mesmo local da edição de 2020, o Zeiterion Theatre.

Dia 30 de novembro é o último para submeter candidaturas, que consistem no envio de uma canção, em suporte áudio ou vídeo, no `site` oficial do evento.

As canções podem ser cantadas em qualquer língua.

Os quatro mais votados pelo público em cada uma das 13 categorias passam a estar nomeados para os IPMA e são anunciados em fevereiro de 2020.

Entre categorias de determinados estilos musicais também são escolhidos o vídeo do ano e a canção do ano. Os troféus distinguem igualmente música tradicional, fado, música popular, instrumental e outros.

Os GNR e o fadista Camané são alguns destaques do cartaz anunciado hoje, juntamente com o português Miguel Gameiro.

Os IPMA de 2020 incluem os Starlight, uma banda do Canadá fundada há quase 35 anos que mantém as origens portuguesas.

Dos Estados Unidos da América juntam-se os Eratoxica, um grupo de rock português com 17 anos de história e seis álbuns editados.

Aurea é uma das personalidades a viajar desde Portugal para estar com o público luso-americano na sala de espetáculos Zeiterion Theatre.

Dino D`Santiago, português com raízes cabo-verdianas, vai trazer um toque de funaná e morna à noite de 25 de abril nos Estados Unidos.

Os bilhetes são postos à venda no próximo dia 12 de novembro.

Este ano, os IPMA contaram com atuações de Rita Guerra, Sam The Kid, João Pedro Pais, Nuno Bettencourt, The Code e dos lusodescendentes Cordeone e Rebecca Correia, numa cerimónia que premiou artistas de sete países.

Na última edição, houve candidaturas de 100 países, informou a organização.

Tópicos
pub