Prémios Europeus da MTV recebidos em Portugal com produção inédita

A 12.ª edição dos Prémios Europeus da MTV, espectáculo que se realiza quinta-feira pela primeira vez em Portugal, está a ser preparada no Pavilhão Atlântico (Lisboa) através de uma operação de bastidores inédita no país.

Agência LUSA /
A MTV prepara tudo ao pormenor EPA

Para garantir a realização do evento, a organização dos MTV Europe Music Awards transportou para a capital portuguesa sete camiões de equipamento de iluminação, 12 camiões de material de montagem, quatro de equipamentos de som e de bastidores e 30 motores controlados por computador.

Dentro do recinto, cujo palco principal tem 45 metros de comprimento, vão estar diversos painéis rolantes de 5,7 metros, 18.000 projectores luminosos, que serão controlados por computador e coordenados pela equipa de produção, e cerca de 700 metros de painéis de decoração.

Para suportar todos estes elementos, a capacidade eléctrica do Pavilhão Atlântico foi duplicada especialmente para o evento.

O espectáculo, que também vai apostar na utilização de novas tecnologias, apresenta um sistema de actuação virtual em três dimensões, a ser utilizado pela banda pop virtual Gorillaz, e um sistema inovador de "voo".

Este último será controlado por operadores especiais e vai permitir a um artista convidado da gala uma entrada em palco totalmente inesperada e espectacular, segundo a organização do evento.

De forma a garantir a preparação dos apresentadores, artistas, dançarinos e músicos, a equipa de maquilhagem e cabeleireiros do espectáculo vai contar com 2.000 rolos de cabelo, 103 extensões de cabelo, 60 latas de laca, 250 cores de baton, 20 litros de base para o corpo, 300 conjuntos de pestanas falsas, 178 tons de verniz, mais de 400 tons de sombra para os olhos, 100 ferros de alisar e enrolar, 115 conjuntos de unhas falsas e 107 esponjas de pó de arroz para dar o +toque final+.

A operação para retirar a maquilhagem dos artistas também está prevista neste balanço e os profissionais vão ter à sua disposição mais de 21 mil toalhetes e lenços.

Para garantir a total circulação de informação dentro do Pavilhão Atlântico, a equipa de produção, os jornalistas e o +staff+ da organização terão à disposição 140 linhas telefónicas, 15 máquinas de fax, mais de mil linhas ISDN (Integrated Services Digital Network), 21 impressoras, 20 fotocopiadoras e 55 monitores de televisão.

Com uma audiência potencial de mil milhões de telespectadores a nível mundial, a cerimónia de três horas dos MTV Europe Music Awards será acompanhada no recinto por um total de 700 meios de comunicação social de todo o mundo.

Um dos momentos mais guardados será a passagem pela passadeira vermelha, onde 85 dos maiores fotógrafos da actualidade vão estar a registar a passagem das "estrelas" que participam no evento.

Com um comprimento de 65 metros por 10 metros de largura, a passadeira de Lisboa será a maior de todos MTV Europe Music Awards já realizados, bem como vai marcar pela diferença, com o vermelho a ser substituído pelo branco com bolas azuis.

Madonna, Coldplay, Shakira, Foo Fighters e os futebolistas portugueses Luís Figo e Nuno Gomes são alguns dos nomes confirmados para o espectáculo de quinta-feira à noite.

O evento internacional conta com o patrocínio da LG Mobile, Replay Blue Jeans e da Vodafone, tendo como +media partners+ locais a RTP e Antena 3 (RDP).

PUB