Presidente da República felicita Tiago Rodrigues por "prémio ousado e justo"

por Lusa
Rodrigo Antunes - Lusa

O Presidente da República felicitou hoje o ator e encenador Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, por lhe ter sido atribuído o Prémio Pessoa 2019, considerando que é "ousado e justo".

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa considera que esta distinção "é um arrojado exemplo de consagração de uma esperança".

O chefe de Estado refere que Tiago Rodrigues "conquistou já um prestígio que lhe valeu convites para diversos festivais internacionais, elogios na imprensa nacional e estrangeira, um convite para apresentar um espetáculo na Royal Shakespeare Company, entre outras manifestações de apreço".

"A atriz Isabelle Huppert considerou-o mesmo um dos jovens encenadores a seguir", acrescenta.

O Presidente da República descreve o premiado, como "um autor-dinamizador, interessado no trabalho coletivo, no teatro com pertinência política, na revisitação dos clássicos, e sobretudo nos atores", assinalando que "também fez rádio, televisão, cinema, jornalismo".

"É, por tudo isto, um prémio ousado e justo", considera.

Tiago Rodrigues foi hoje anunciado como o vencedor do Prémio Pessoa 2019.

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, e visa "representar uma nova atitude, um novo gesto, no reconhecimento contemporâneo das intervenções culturais e científicas produzidas por portugueses".

O júri deste ano foi composto por Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques, com Francisco Pinto Balsemão a presidir e Emílio Rui Vilar enquanto vice-presidente.

Tópicos
pub