Primeiro concerto em Portugal do ex-Supertramp Roger Hodgson é no Crato

O músico Roger Hodgson, antigo vocalista da banda britânica de rock progressivo Supertramp, vai actuar a solo no Crato (Por talegre) dia 29 de Agosto, no encerramento da XXII Feira de Artesanato e Gastron omia, anunciou hoje a organização.

Agência LUSA /

Na digressão em que actua pela primeira vez a solo em Portugal, Roger H odgson vai dar depois mais dois concertos, no Coliseu de Lisboa e no pavilhão Mu ltiusos de Guimarães, respectivamente, a 31 de Agosto e 10 de Setembro.

Os Supertramp, banda lançada em 1970 e que Roger Hodgson abandonou há 2 2 anos para se dedicar à família, não fazem qualquer digressão desde 2002, ano e m que actuaram no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

O próprio Roger Hodgson só regressou muito recentemente aos palcos e o seu primeiro álbum a solo, intitulado "In the Eye of the Storm", vendeu dois mil hões de cópias.

Ainda assim, a "voz dos Supertramp" está muito aquém do sucesso comerci al da banda, que vendeu 50 milhões de discos, 18 milhões dos quais do álbum "Bre akfast in América".

O músico compôs e cantou alguns dos mais famosos temas da banda como "G ive a Little Bit", "Dreamer", "School" ou o próprio "Breakfast in América".

Além do antigo vocalista dos Supertramp, vão actuar na Feira de Artesan ato e Gastronomia do Crato, de 25 a 29 de Agosto, Luis Represas, Martinho da Vil a, João Gil, Carlos Mendes, Francisco Mendes, João Mendes, Carlos do Carmo, Fern ando Tordo, Vitorino, Janita Salomé, Os Azeitonas e The Rollin`Clones.

O certame conta com cerca de 180 expositores, muitos dos quais ligados ao artesanato, provenientes da América Latina, do Leste da Europa e do Norte de África.

A organização destaca a presença do artesanato nacional e, sobretudo, r egional, como os barros Flor da Rosa, um dos grandes símbolos da identidade do p ovo do concelho do Crato.

Além de uma "mão cheia" de oleiros que trabalham os barros Flor da Rosa e produzem os famosos alguidares, as caçarolas, os cântaros, as panelas, os tac hos, os barris ou as frigideiras, o concelho do Crato tem outros criadores de ar tesanato regional.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de contactar com todos os "art istas" durante o certame e ver ao vivo alguns dos artesãos regionais a trabalhar o barro.

Outra das vertentes da feira é a gastronomia, sendo que todos os dias, o restaurante oficial, com capacidade para servir 500 refeições/diárias, promove uma ementa diferente.

Cozido à moda do Crato, lombo de porco com peixinhos da horta, jardinei ra de vitela à alentejana, arroz de cabidela e ensopado de borrego à moda do Cra to são alguns dos pratos que vão ser servidos durante o certame.

PUB