Primeiro livro português sobre teoria do jazz é lançado dia 20 no Hot Club

por Lusa

Leiria, 13 set (Lusa) - O primeiro livro português dedicado ao ensino do jazz é lançado dia 20 de setembro, no Hot Club Portugal, em Lisboa, numa edição que tem por objetivo contribuir para elevar o nível do ensino deste género musical, no país.

"Teoria do jazz", de César Cardoso, ambiciona ser referência para o ensino do jazz em Portugal, ocupando uma lacuna bibliográfica que existente até agora.

"Muitas vezes os meus alunos de teoria no Hot Club pediam um manual por onde se pudessem guiar. Não existia nenhum em português e pensei: `por que não fazer um`?", explica à agência Lusa o professor, saxofonista e maestro da Orquestra de Jazz de Leiria.

O manual pretende ser acessível e "não só um livro para profissionais", tendo sido imaginado para quem não percebe de música nem de jazz.

"É um ponto de partida para ser referência para toda a gente. O livro vai desde a parte teórica, comum a todos os estilos, e depois especializa-se em jazz. É um livro com muitos exemplos, usando referências dos `standards`, e isso aproxima mais os mundos [musicais] todos".

Em Portugal, nota César Cardoso, "o jazz nasceu sem uma coerência de ensino" e, por isso, "existiram primeiro escolas superiores do que escolas profissionais, ao contrário do habitual".

"Na verdade, o jazz é uma coisa muito prática. É mais tocar e não tanto a parte teórica, mas é importante aprofundar conhecimentos para melhorar. Aprimorando um bocadinho estes conceitos, podemos aperfeiçoar mais e aumentar o nível final do músico. A ideia é, através deste livro, haver em Portugal mais músicos melhor preparados", acrescenta o professor.

César Cardoso acredita que "Teoria do jazz" será "muito útil às diversas escolas de jazz que já existem no país" e, ainda, para "os amantes e curiosos do jazz".

O autor é professor de saxofone, teoria, combo e `big band`, no Hot Club Portugal, que recebe o lançamento de "Teoria do jazz", no dia 20, às 19:00.

Tópicos
pub