Primeiro livro sobre concentração "motard" de Faro lançado hoje
O primeiro livro de fotografias sobre a concentração "motard" de Faro e a vida dos motociclistas é lançado esta tarde na capital algarvia, para nos próximos tempos ser internacionalizado, disse à Lusa Paulo Roberto, que assina a obra.
"Faro, uma viajem ao mundo dos motociclistas" é um livro que reúne 14 retratos fotográficos de "motards" e cerca de 60 imagens de reportagem sobre aquela que é considerada uma das maiores concentrações motociclistas da Europa.
O lançamento do livro de fotografias - na livraria Bertrand no Fórum Algarve, às 18:30 - coincide com a comemoração da 24ª edição da concentração em Faro, evento que arranca quinta- feira e se prolonga até domingo, dia 17.
A obra, com 96 páginas de retratos a cores assinadas por Paulo Roberto, foto-reportagens do fotógrafo e publicitário Paulo Fernandes e textos do jornalista António Manuel, será também lançada intercionalmente.
O fotógrafo Paulo Roberto adiantou à Lusa que uma das ambições que tem para a obra "Faro, uma viajem ao mundo dos motociclistas" é comercializá-la noutros países, sendo o Reino Unido o que está no topo da lista, em parte porque a concentração recebe muitos motoclistas ingleses.
O autor dos retratos, com 47 anos e uma vida dedicada à fotografia publicitária e de moda, afirma que este livro é o resultado de um projecto pessoal que começou em 2003, ano em que pela primeira vez assistiu a avalanche da chegada de mais de 30 mil motociclistas a Faro.
"A primeira sensação foi de grande surpresa ao ver 30 mil pessoas unidas pelas motas e pelo espírito de "motard", confessou Paulo Roberto.
Mais tarde, depois de longas horas de convivência com aquela "tribo tão especial" o que mais o impressionou foi a "generosidade", "entrega" e "organização" das pessoas para realizar a concentração.
O livro "Faro, uma viajem ao mundo dos motociclistas" tem o preço de capa de 29,40 euros e foram impressos cinco mil exemplares.
Em paralelo ao lançamento do livro pioneiro sobre a concentração de motas em Faro, vai ser inaugurada hoje, à mesma hora, a exposição "Cavaleiros do Asfalto - Quem somos?", que congrega 24 fotografias a cores de grande formato (um metro de altura por 70 centímetros de largura).
"Não é uma reportagem sobre motas, mas sim um projecto sobre pessoas, gente e vida", explicou Paulo Roberto, sublinhando que a exposição vai aumentar a quantidade de fotografias ao longo dos anos com de concentração de motas em Faro e o objectivo final é transformá-la em livro de retratos.
A exposição com imagens "a preto e branco coloridas de forma ténue" e fotografadas em registo analógico já esteve patente em Madrid e Valência e, no futuro, pretende-se continuar com a itinerância, acrescentou o autor da mostra.
"Cavaleiros do Asfalto" pode ser visto até 17 deste mês na galeria do Fórum Algarve.
A organização da 24ª concentração internacional de Faro, o Motoclube de Faro, prevê a chegada de cerca de 40 mil motociclistas.
No programa musical constam os "velhos" Peter Frampton e Nazareth, Off the Wall, Barricada, The Gift, Pedro Abrunhosa e Toca a Rufar.