Professor da Universidade de Aveiro distinguido no Japão
O designer e professor da Universidade de Aveiro Carlos Aguiar foi distinguido pela Japan Industrial Design Promotion Organization (JIDPO) pelo seu mais recente trabalho, uma garrafa portátil de gás, anunciou hoje fonte universitária.
É a primeira vez que o prémio «Good design - G-Mark» é atribuído a um projecto de design português. Os trabalhos finalistas estiveram patentes em Tóquio, durante a «Good Design Presentation 2006» (GDP), a maior feira de Design organizada na Ásia.
O trabalho premiado de Carlos Aguiar, entre 2500 projectos, foi a garrafa portátil de gás propano CoMet, em produção pela AMTROL- ALFA, empresa com sede em Guimarães, que exporta para mais de 100 países.
A primeira garrafa a usar a tecnologia CoMet (Composite Metal) foi a «Pluma», comercializada em Portugal pela Galp, desenvolvida pela empresa Simoldes plásticos, SA e desenhada pela BRANDIA, com válvula da Galp.
Posteriormente, foi desenvolvida, por iniciativa da AMTROL- ALFA, uma nova família de garrafas, com design de Carlos Aguiar, com vista à comercialização, nos mercados onde a empresa nortenha opera.
Para tal, era necessário que estas novas garrafas pudessem aceitar diferentes tipos e dimensões de válvulas e ser arquitectadas com diversas capacidades e diâmetros.
Na concepção dos novos modelos, foram melhoradas, relativamente ao modelo inicial, a acessibilidade às válvulas e a ventilação do interior da garrafa. A ergonomia das pegas, sem pôr em causa a capacidade de empilhamento das garrafas, foi outra das características consideradas.
Actualmente, as Garrafas CoMet encontram-se nos mercados da Bulgária, Irlanda, Arábia Saudita e em breve chegarão aos EUA, Austrália, Panamá, Brasil.