Professor da Universidade de Aveiro distinguido no Japão

O designer e professor da Universidade de Aveiro Carlos Aguiar foi distinguido pela Japan Industrial Design Promotion Organization (JIDPO) pelo seu mais recente trabalho, uma garrafa portátil de gás, anunciou hoje fonte universitária.

Agência LUSA /

É a primeira vez que o prémio «Good design - G-Mark» é atribuído a um projecto de design português. Os trabalhos finalistas estiveram patentes em Tóquio, durante a «Good Design Presentation 2006» (GDP), a maior feira de Design organizada na Ásia.

O trabalho premiado de Carlos Aguiar, entre 2500 projectos, foi a garrafa portátil de gás propano CoMet, em produção pela AMTROL- ALFA, empresa com sede em Guimarães, que exporta para mais de 100 países.

A primeira garrafa a usar a tecnologia CoMet (Composite Metal) foi a «Pluma», comercializada em Portugal pela Galp, desenvolvida pela empresa Simoldes plásticos, SA e desenhada pela BRANDIA, com válvula da Galp.

Posteriormente, foi desenvolvida, por iniciativa da AMTROL- ALFA, uma nova família de garrafas, com design de Carlos Aguiar, com vista à comercialização, nos mercados onde a empresa nortenha opera.

Para tal, era necessário que estas novas garrafas pudessem aceitar diferentes tipos e dimensões de válvulas e ser arquitectadas com diversas capacidades e diâmetros.

Na concepção dos novos modelos, foram melhoradas, relativamente ao modelo inicial, a acessibilidade às válvulas e a ventilação do interior da garrafa. A ergonomia das pegas, sem pôr em causa a capacidade de empilhamento das garrafas, foi outra das características consideradas.

Actualmente, as Garrafas CoMet encontram-se nos mercados da Bulgária, Irlanda, Arábia Saudita e em breve chegarão aos EUA, Austrália, Panamá, Brasil.

PUB