Projeto Guitarras ao Alto mostra música portuguesa em exclusivo no Alentejo

Lisboa, 26 out (Lusa) - Os guitarristas Tó Trips e Filho da Mãe serão os primeiros protagonistas do projeto Guitarras ao Alto, um ciclo de concertos que acontecerá pela primeira vez em novembro, em exclusivo na região do Alentejo, anunciou a organização.

Lusa /

"O Alentejo tem infraestruturas fantásticas, mas não tem muita oferta cultural e, por isso, decidi avançar com isto, associando concertos com os locais e a gastronomia da região", afirmou à agência Lusa o autor da iniciativa, Vasco Durão.

Guitarras ao Alto consistirá, nesta primeira edição em novembro, em três concertos partilhados dos guitarristas Tó Trips e Rui Carvalho, que assina Filho da Mãe: no dia 20, na Casa da Cultura de Beja, no dia 21, no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, e no dia 22, na Adega Mayor, em Campo Maior.

Em cada noite, os dois músicos são desafiados a tocar juntos e a interpretar repertório a solo.

O mais inusitado dos três locais escolhidos será a sala de pipas da Adega Mayor, um projeto assinado por Álvaro Siza Vieira, mas Vasco Durão explicou que a ideia é mesmo levar a música a locais que são improváveis para concertos.

A viver há um ano no Alentejo, Vasco Durão, 42 anos, percebeu que poderia tentar fazer um projeto "com qualidade - mas isso depende dos músicos -, que puxe pelas pessoas da região e que atraia pessoas de fora", daí a ligação com a gastronomia.

A iniciativa, que poderá ser alargada a mais concertos por cada ciclo de convidados, conta com o apoio do Turismo do Alentejo.

Tó Trips e Filho da Mãe são dois músicos que cresceram dentro de uma banda, mas que se afirmaram também a solo, com álbuns instrumentais em que exploram a guitarra, sobretudo, acústica.

Tó Trips é atualmente um dos elementos dos Dead Combo, em 2009 editou o primeiro álbum a solo, "Guitarra 66", e prepara-se para editar "Guitarra Makaka --- Danças a um Deus Desconhecido".

Filho da Mãe, guitarrista nos I Had Plans e If Lucy Fell, estreou-se a solo em 2011, com o álbum "Palácio", ao qual se seguiu "Cabeça", em 2013.

Tópicos
PUB