Projeto "Manobras no Porto" apela ao consumo inteligente no Natal

Porto, 09 dez (Lusa) -- Uma oficina de "Consumo Crítico e Consciente" e uma visita guiada pelo centro histórico do Porto são algumas das propostas que o projeto cultural "Manobras no Porto" propõe para sábado para incentivar ao consumo inteligente na época natalícia.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A "O3C´s - Oficina de Consumo Crítico e Consciente" tem o objetivo de desafiar as pessoas a compreender o "impacto económico, social e cultural da globalização na estrutura económica e social do comércio do e no Porto, a partir da observação direta de artérias comerciais da cidade", explicam os organizadores do "Manobras no Porto".

O Manobras no Porto" é um projeto cultural de intervenção sobre o património imaterial do centro histórico do Porto para 2011/2012, sendo comparticipado em 80 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 20 por cento pela Câmara do Porto, através da Porto Lazer.

Num momento em que as festividades natalícias incitam a uma intensificação do consumo, o "Manobras no Porto" convida também a população a participar numa visita guiada pelo centro histórico do Porto para que se reflita sobre as escolhas enquanto consumidores.

"Trata-se de uma viagem de discussão e reflexão educativa que tem por finalidade sensibilizar os cidadãos para um consumo mais consciente e positivo no apoio à economia local e ao comércio dito tradicional", indica o "Manobras no Porto", aconselhando os participantes a trazer roupa confortável.

A conversa e visita guiada, que terá lugar dia 10 de dezembro, sábado, com início às 10:30, e cujo ponto de encontro é à porta principal do Mercado Ferreira Borges, tem a duração de cerca de duas horas e será conduzida por Pedro Jorge Pereira, ativista ecossocial e dedicado às áreas do consumo consciente.

Tópicos
PUB