Projeto Troika testemunha impacto da intervenção externa em Portugal em livro e DVD

por Lusa

Lisboa, 13 dez (Lusa) -- O Projeto Troika apresenta hoje, em Lisboa, o trabalho de oito fotógrafos e de um realizador, que documentaram o impacto da intervenção da `troika` em Portugal, como um testemunho desse período, disse à Lusa um elemento do coletivo.

A apresentação do livro e do DVD do Projeto Troika realiza-se hoje, às 17:30, na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, um dia depois da apresentação no Porto.

O fotojornalista Adriano Miranda disse à Lusa que o balanço da iniciativa "é muito positivo", tendo acabado por se obter "nove trabalhos completamente diferentes sobre o mesmo tema".

Entre esses trabalhos encontra-se "Acima das Nossas Possibilidades", filme de Pedro Neves, estreado na quinta-feira, no cinema Passos Manuel, no Porto, no âmbito do Porto/Post/Doc.

Além de Adriano Miranda e do realizador Pedro Neves, o coletivo Projeto Troika conta com os fotógrafos António Pedrosa, Bruno Simões Castanheira, José Carlos Carvalho, Lara Jacinto, Paulo Pimenta, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio.

O coletivo lançou o projeto no começo do ano, sem apoios externos, e desenvolveu uma campanha de angariação de fundos através da página www.projectotroika.com, para reunir financiamento de modo a publicar um livro e um filme.

A campanha ultrapassou o objetivo de 15.000 euros.

Para o desenvolvimento do projeto, foram recuperadas imagens de Portugal, no começo dos anos 1980, da RTP e do fotógrafo Alfredo Cunha, quando da anterior intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país, de modo a estabelecer uma imagem mais clara do que era Portugal há 30 anos.

O coletivo espera assim que o mesmo possa acontecer, com o trabalho realizado, em 2013/2014.

Em contraponto, o coletivo recolhe testemunhos da atualidade. "Desde 2008 que a sociedade portuguesa é assaltada por ameaças de colapso - económico, primeiro, mas consequentemente de toda a estrutura social - pelos políticos, estudiosos, académicos e demais especialistas de todos os quadrantes que, com melhores ou piores estudos, vão alimentando a esperança ou desesperança de um povo", lê-se na apresentação do projeto, na página da Fábrica de Braço de Prata, que hoje acolhe a apresentação em Lisboa.

"Mas o que aconteceu na realidade?", prossegue a apresentação da iniciativa. "Fomos `invadidos` por um grupo que, a mando da regulação e regulamentação, a par dos governantes por nós eleitos, vai introduzindo medidas `imprescindíveis` para a nossa salvação. Vivemos sob um resgate de anos, feito de medidas governamentais, sem qualquer responsável, sem alguém a quem possamos culpar", conclui a introdução às imagens recolhidas pelo coletivo, através do país, nos dois últimos anos.

Tópicos
pub