Putin visita a exposição dos czares no Palácio da Ajuda

Os presidentes de Portugal e da Rússia visitaram, no Palácio da Ajuda, uma exposição com cerca de 600 peças do museu Hermitage que apresenta a história da corte russa ao longo de dois séculos, um dia antes de ser aberta ao público.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Exposição em Lisboa Lusa

O presidente russo, Vladimir Putin, foi recebido à entrada do Palácio da Ajuda pelo seu homólogo português, Anibal Cavaco Silva, e a mulher, pelo primeiro-ministro, José Socrates, e pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

"Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - De Pedro, o Grande, a Nicolau II" é o título da mostra que ficará na galeria D. Luís I do Palácio Nacional da Ajuda até 17 de Fevereiro.

No programa da visita oficial de Vladimir Putin a Portugal esta deslocação é apresentada como a inauguração da exposição, mas na sexta-feira o Ministério da Cultura vai promover uma outra inauguração, numa cerimónia a que preside Isabel Pires de Lima.

Esta é a maior exposição do museu de São Petersburgo no estrangeiro e é a primeira de três mostras a realizar até 2009, antes da abertura, prevista para o ano seguinte, de um pólo permanente do Hermitage em Lisboa.

A exposição centra-se na diversidade das personagens reais e na riqueza da vida na corte durante a dinastia Romanov, que abriu a Rússia à cultura europeia.

Organizada cronologicamente (do século XVIII ao início do século XX), a exposição destina uma cor diferente a cada reinado e começa com a evocação de Pedro, o Grande, mostrando logo à entrada da galeria um busto do fundador de São Petersburgo.

No final, surge o reinado do último dos czares, Nicolau II, que seria assassinado com a família na sequência da revolução de 1917.

Nas peças reunidas na galeria D. Luís I incluem-se trajes, jóias, peças de mobiliário, obras de Fabergé para a casa imperial, dois trenós e vários objectos de decoração.

A pintura tem um papel central, com muitos retratos de membros da família, figuras da história russa e imagens da cidade de São Petersburgo ao longo dos tempos.

Na sala dos embaixadores do Palácio da Ajuda, antes da entrada na galeria, fica uma enorme mesa que reconstitui um banquete na corte.

Depois da visita à exposição e de um recital de piano, Cavaco Silva oferece um banquete ao presidente russo, que sexta-feira participa na Cimeira União Europeia-Rússia~.

PUB