Quadro de Alvarez atinge 75 mil euros
O quadro de Dominguez Alvarez "Vista de Ponte de Lima" foi licitado por 75 mil euros, o valor mais alto atingido terça-feira num leilão de 500 obras de arte moderna e contemporânea que termina hoje.
Alvarez é considerado uma das figuras mais importantes do modernismo po rtuguês e nasceu há precisamente 100 anos.
O valor atingido pelo quadro "Vista de Ponte de Lima" ultrapassou larga mente as expectativas, indicou a leiloeira Palácio do Correio Velho.
A obra, um óleo sobre tela que pertenceu ao espólio da família de banqu eiros Borges & Irmão, foi à praça com uma licitação que partiu dos 30 mil euros e já tinha sido vendida num outro leilão em Madrid há 30 anos.
Filho de pais galegos, Alvarez nasceu no Porto e morreu em 1942 com 36 anos, tendo realizado uma única exposição individual em vida.
A sua obra está actualmente em exposição no centro de arte moderna da F undação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Na primeira sessão do leilão, que decorreu no Palácio do Correio Velho, o quadro de Mário Eloy "Menina sentada" atingiu 60 mil euros. O óleo "Paisagem com caminho", de Dórdio Gomes, foi licitado por 42 mil euros, valor igualmente atingido por "Paysage de Nyons", de Francis Smith. Todas as peças foram adquiridas por particulares anónimos e o total das vendas da primeira sessão deste leilão ficou acima de um milhão de euros.
"Vesper", um quadro de Cargaleiro, que partiu para venda com a base de licitação mais elevada 50/60 mil euros, acabou por ser retirado por falta de lic itação.