Quadro de Caravaggio na colecção de Isabel II
Um quadro da colecção da rainha Isabel II que até agora se pensava ser uma cópia de Caravaggio foi atribuído, depois de um minucioso trabalho de restauro, ao próprio pintor.
Intitulado "Chamamento aos santos Pedro e André", o quadro está há quase quatro séculos na colecção real e era considerado pela maioria dos peritos uma cópia de um trabalho perdido de Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio (1571-1610).
A pintura estava guardada num depósito do palácio de Hampton Court, próximo de Londres, e agora, ao ser restaurada, foram descobertos alguns detalhes que levaram a atribuir a sua autoria ao próprio mestre.
O responsável pela colecção de arte da rainha de Inglaterra, Desmond Shawe-Taylor, congratulou-se com a notícia.
O quadro foi adquirido por Carlos I e será exibido no final do mês em Roma, seguindo depois para uma exposição dedicada à arte italiana que vai decorrer no próximo ano na chamada galeria da rainha no Palácio de Buckingham.
O restauro do quadro, que se crê ter sido pintado entre 1603 e 1637, revelou a presença de cores totalmente consistentes com a paleta de Caravaggio, impressão reforçada também pelo dramatismo da composição.
A obra representa um momento descrito no evangelho de São Marcos em que Jesus se dirige aos discípulos Pedro e André para lhes pedir que se convertam em "pescadores de homens".
Depois de adquirido por Carlos I, o quadro terá sido vendido e comprado de novo por Carlos II e actualmente o seu valor rondará 80 milhões de euros.